Notícias / 0000

28/07/15 às 00:09 / Atualizada: 28/07/15 às 00:26

Banda retrata índios Xavante em clipe

Tubarão (SC): Os tubaronenses da banda Plano dos Alces lançaram no início do mês um videoclipe que mostra rituais e imagens da vida em aldeia dos índios Xavante. A música escolhida para o trabalho se chama “Sublime” e as imagens foram captadas no território indígena Pimentel Barbosa, que fica no Mato Grosso.

O trabalho é resultado da experiência vivida na aldeia por um dos vocalistas da banda, César Nicoladelli Figueiredo. Ele teve acesso à tribo porque participa do projeto Ponto de Cultura Apoena, que deve produzir, inclusive, um documentário com os índios, que será exibido nas escolas.

Foi durante o convívio com os xavantes que surgiu a ideia de transformar a experiência em clipe. “Levei o violão e toquei essa música (Sublime) para eles. Expliquei qual a mensagem dela, interagi com as crianças e, no fim, falei que tinha vontade de levar a cultura deles para os não índios”, conta César.

Depois de receber a autorização dos líderes da tribo e do cacique, o músico realizou as filmagens com a ajuda de dois índios: Pontal Tserebudu e Caimi Waiassé. O trabalho foi feito ao longo de duas semanas.

César conta que os primeiros contatos com a cultura deles foram impactantes. “Nos dois primeiros dias tive dificuldade para me adaptar, tudo era diferente daqui. A comida, o contato pessoal, a rotina, os horários”, lembra o integrante da Plano dos Alces.

Mas não demorou muito para que o músico se adaptasse àquele modo de vida e pudesse contemplar a experiência na aldeia. “A energia do local é realmente poderosa, me senti acolhido e maravilhado, conectivo junto às danças, leve e contagiado pelos sorrisos. E grato pela experiência”, traduz César Figueiredo.

Com os índios, ele foi à caça, à pesca, aprendeu o significado de pinturas e também algumas palavras em Xavante - a língua falada por eles. De peito aberto, participou de rituais da tribo. “Acabei me apegando muito às crianças pela espontaneidade e curiosidade natural que elas têm pelas coisas”, conta. Os poucos índios que falam Português ajudaram na comunicação entre ele e os demais.

O resultado visual não poderia ter sido melhor para a banda. De acordo com César, o trabalho coincide com a intenção da música escolhida para o clipe. “Essa experiência de conexão com a natureza, com a simplicidade, elementos e espiritualidade caíram como uma luva nessa canção”, observa o músico.

A banda

“Sublime” é o primeiro videoclipe da banda Plano dos Alces, que lançou em abril deste ano o EP de estreia, “Viajante Gentil”. Além de César Nicoladelli Figueiredo (violão e voz), integram o grupo Murilo Ribeiro (guitarra, violão e voz), Felipe Costa de Souza (baixo), Rafael Freitas (guitarra) e Ramon Coradini (bateria). O disco completo está disponível no Soundcloud da Plano dos Alces. O clipe de “Sublime” pode ser assistido nesta página do site relacionado abaixo.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet