Notícias / Agricultura

14/08/16 às 11:22

Em audiência na 44ª Exposul, ministro Blairo Maggi anuncia que Mapa vai elaborar novo Seguro Rural

Pauta Pronta Comunicação Corporativa

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, anunciou que dentro de 90 dias serão apresentadas alternativas para se criar o que ele considera um novo caminho para o Seguro Rural. A afirmação foi feira durante a audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizada na 44ª Exposul, na tarde desta sexta-feira, em Rondonópolis.

O Seguro Rural é um importante instrumento para o meio agrícola, por permitir ao produtor proteger-se de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e, de acordo com entidades ligadas ao agronegócio, apesar de ser o estado brasileiro com maior volume de produção agrícola do Brasil, Mato Grosso é que menos tem utilizado o Seguro Rural. Apesar de ser um grande ser um grande produtor mundial, o Brasil tem apenas 14% da produção assegurada.

Durante a audiência o ministro da agricultura se propôs a elaborar, juntamente com a equipe técnica do Mapa um novo Plano de Seguro Rural que contemple produtores de todo país.

O relator da CRA, o senador Wellington Fagundes, ressaltou que o agronegócio continua sendo o pilar da economia nacional, o segmento rural foi o único que conseguiu se sobressair em 2015.  “A relevância do agronegócio para nosso desenvolvimento é inegável, por isso me causa surpresa saber que setor não dispõe de uma estrutura de Seguro Rural adequada capaz de reduzir os riscos associados a suas atividades. Sei que estruturar um novo modelo de Seguro Rural não tarefa fácil, pois envolve muitas questões, mas confio na nossa capacidade de fazer algo que possa mudar o atual modelo de Seguro”, frisou o senador.

De acordo com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, serão adotadas medidas para melhorar o Seguro Rural levando mais tranquilidade para o produtor. “O Brasil tem uma diversidade de culturas muito grande e o Seguro Agrícola é muito importante para os agricultores. Já aumentamos os limites de seguro em 2015, mas vamos tomar outras iniciativas que possam se adequar às sugestões apresentadas pelos produtores”, destacou o ministro.

A audiência pública faz parte de uma série que teve início no estado do Rio Grande do Sul, agora em Mato Grosso, e a terceira audiência será realizada na Bahia.  

Na ocasião também estiveram os Cidinho Santos, José Medeiros e Elmano Ferrer (do Piauí), os deputados federais Fabio Garcia e Adilton Sachetti, o deputado estadual Ondanir Bortolini e a deputada Magda Moffato (de Goiás), além de secretários, produtores rurais e prefeitos de municípios. 
 

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 15/08/16 às 14:22

    O Globo Cunha se diz abandonado e ameaça Michel Temer por Lauro Jardim Deputado enviou emissário ao presidente interino para dizer que se sente abandonado e que "isso não vai ficar assim"

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 14/08/16 às 14:22

    Mesa formada só por golpista. Pessoas que tem mínimo de ética. Traidores da pior espécie.

 
 
 
Sitevip Internet