Notícias / Policial

12/08/16 às 19:28 / Atualizada: 13/08/16 às 07:56

Ibama queima barcos contra pescaria ilegal em terra indígena em Canarana

Fiscais apreenderam 170 kg de pescado irregular e recolheram materiais. Operação ocorreu nas T.I Pequizal do Naruvôto e Parque Nacional do Xingu.

Do G1 MT

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Ibama queima barcos contra pescaria ilegal em terra indígena em Canarana

Ibama queima barcos contra pescaria ilegal em terra indígena em MT

Foto: Ibama de Barra do Garças

Um carregamento de 170 kg de pescado irregular foi apreendido durante uma operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Polícia Federal entre as cidades de Canarana e Gaúcha do Norte, a 836 e 595 km de Cuiabá. Segundo o Ibama, a operação ocorreu na região do Rio Xingu entre os dias 3 e 5 de agosto e foi divulgada nesta sexta-feira (12).

Foram apreendidos materiais, barcos e objetos ilegais para a prática da pesca. A área abrange as terras indígenas Pequizal do Naruvôto e Parque Nacional do Xingu, e há registros de caça, pesca predatória e o turismo ilegal.
 
Fiscais apreenderam 170 kg de pescado irregular e recolheram materiais (Foto: Ibama de Barra do Garças)Fiscais apreenderam 170 kg de pescado irregular e recolheram materiais
(Foto: Ibama de Barra do Garças)

 
De acordo com o Ibama, a região é conhecida pela riqueza de peixes e atrai grupos de pescadores provenientes de todo o país, muitos dos quais se rendem a oferta ilegal de empresários locais, por momentos de pesca no interior de áreas proibidas.
 
 
Os agentes do Ibama e da Polícia Federal percorreram de barco os rios 07 de Setembro, Culuene e Xingu para apurar denúncias de crimes ambientais em áreas de especial proteção da etnia indígena Calapalo. Foram apreendidos sete barcos e equipamentos de pesca, e realizada a destruição imediata de alguns destes materiais.

Também foram apreendidos duas armas, 10 kg de carne de caça, cinco motores de popa, um gerador de energia e 170 kg de pescado. O responsável de uma das pousadas investigadas alegou que aguarda pagamento de indenização pela criação da Terra Indígena Pequizal do Naruvôto e, por isso, ainda não poderia ser retirado do local.
 
Foram apreendidos sete barcos e equipamentos de pesca; alguns tiveram a destruição imediata (Foto: Ibama de Barra do Garças)Foram apreendidos sete barcos e equipamentos de pesca; alguns tiveram a destruição imediata (Foto: Ibama de Barra do Garças)
 
Conforme o Ibama, independente de ser ou não área indígena, o empreendimento já tinha sido embargado em ações anteriores por falta de licença ambiental. Foi constatado o seu funcionamento, a venda de bebidas e alimentos, e peixes capturados com rede. O responsável negou a autoria dos crimes, inclusive o de caça, indicado pelos agentes, mesmo com a equipe localizando a espera de caça em uso, uma paca com marca de tiros e uma espingarda. Desta forma, o mesmo foi autuado por três infrações ambientais e responderá criminalmente.

comentar5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por EDENILSON, em 15/08/16 às 21:57

    cade as bebidas aprendidas? que foi aprendida os refrigerantes, vergonha eu conhecia os moradores desse lugar nao tinha nada disso o gerador que o caseiro comprou as agregação que sofreram eles nao colocaram na reportagem. vergonha.

  • por Gagau-ou Socrates, em 15/08/16 às 18:24

    Parabéns ao ibama de Mato Grosso..indios,ribeirinhos e turistas aproveitadores,onde comprar barato e vender caro é lucro...quem fica no prejuizo é a natureza,onde a fauna e a flora choram diante da das investidas criminosas desses perversos que destróem tudo que estao a sua frente,em nome da ganância..o ibama está combatendo esses mal-feitores e por isso está sendo criticado...parabéns aos combatentes,,esses bravos homens do ibama de Mato Grosso

  • por Gin, em 13/08/16 às 12:18

    Além de q podiam ser usado pelos próprios índio queimando aí perdê tudo e o governo tem q comprar pros índios depois vai entender

  • por Cláudio, em 13/08/16 às 09:05

    Porque o IBAMA, não fiscaliza ad terras indígenas, que queimam o Araguaia todos os anos?

  • por cristiano reichert, em 13/08/16 às 08:14

    parabéns ao Ibama que pra parar com a pesca QUEIMAM veja bem QUEIMAM os barcos , poluindo assim o meio ambiente e matando os PEIXES , ainda mais nessa época ...

 
 
 
Sitevip Internet