Notícias / Cidades

11/08/16 às 19:03

Cuidados para dirigir com segurança no trânsito urbano

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Cuidados para dirigir com segurança no trânsito urbano

Foto: Divulgação

No dia a dia dos motoristas, o que mais incomoda é a imprudência e o trânsito congestionado. O que antes era mais comum nas cidades grandes, também se tornou rotina nas pequenas, entretanto, somente em alguns horários de pico. Quem dirige moto sabe que o perigo é ainda maior. Por isso, a atenção fica dobrada para os motociclistas.
 
O piloto de moto sabe como a disputa com os demais veículos se tornou uma realidade diária, o que torna necessário ficar alerta a todo momento e ter equipamentos de segurança. Nesse caso, luvas, jaqueta, botas, entre outros itens, dão uma proteção maior ao piloto. Não é à toa que hoje é mais comum ver os motociclistas usando esses equipamentos, que vão além de ser simples acessórios. Todas essas peças são testadas e feitas especialmente para os motociclistas.
 
Além disso, o comportamento no trânsito tem profundo impacto na segurança. As motos já se acostumaram a andar entre os carros, mas devem usar, preferencialmente, o lado da esquerda para fazer ultrapassagens, pois é nesse espaço que os motoristas de carros também se acostumaram a localizar os motociclistas. Ademais, andar pela sarjeta não é opção. Mesmo que esteja com pressa, seja paciente.
 
E não adianta, paciência é essencial para qualquer motorista. No caso das motos, não há necessidade de acelerar assim que o sinal verde aparece. Essa atitude preventiva também protege os pedestres. E o motivo claro é que nem sempre podemos confiar no outro motorista que acabou de enxergar o sinal vermelho. A dica, então, não podia ser outra: não tenha pressa.
 
Outro conselho é manter uma distância segura dos demais veículos. Por mais óbvia que seja essa dica, a realidade é que muitos acidentes acontecem pela falta de análise dos riscos de estar muito próximo dos carros, motos e caminhões. Nunca se sabe quando uma porta pode abrir ou alguém decidir virar sem notar que o motociclista está muito perto.
 
Nunca esqueça de sinalizar suas viradas. Essa é a comunicação que os motoristas de todos os tipos de veículos têm entre si e uma forma de criar um ambiente seguro para todos. Também não deixe de verificar se as lanternas e outros tipos de alertas visuais estão com o funcionamento adequado. Se as luzes estiverem fracas, um grave acidente pode causado, já que você pode não ser visto por outro motorista na hora de uma virada ou troca de faixa.
 
Por último, não se envolva em brigas de trânsito ou estresses desnecessários. Dirigir com segurança protege sua vida e a dos demais, então, esteja sempre alerta e tenha uma convivência tranquila com os outros que transitam ao seu lado. Isso irá poupar acidentes, gastos com consertos da moto e você será um motociclista melhor.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet