Notícias / Agronegócios

10/08/16 às 17:59

Calendário de vacinação contra aftosa será invertido a partir de 2017

Comunicação Famato

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A partir de 2017 o calendário de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso será invertido.  A imunização do rebanho de mamando a caducando passará a ser realizada em maio, enquanto a campanha de vacinação em animais de 0 a 24 meses será em novembro.
 
“Essa é uma demanda antiga do setor. Há pelo menos quatro anos pleiteamos a inversão junto aos órgãos competentes. Acreditamos que alteração irá facilitar o manejo, já que no mês de maio as chuvas são menos frequentes do que em novembro. Além disso, novembro é um mês em que os produtores que integram agricultura e pecuária estão realizando o plantio”, explica o diretor de Relação Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rogério Romanini.
 
No dia 6 de maio a Famato protocolou mais um pedido de inversão junto ao Indea-MT.  A recomendação foi aceita e encaminhada para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O protocolo de alteração do calendário de vacinação deve ser assinado pelo Ministro Blairo Maggi, sexta-feira (12), durante a 44º Exposul em Rondonópolis.
 
 “A concordância do Indea-MT com a nossa solicitação mostra que estamos no caminho certo. Afinal temos o maior rebanho bovino do país e já estamos há nove anos com índice de cobertura de vacinação contra a febre aftosa acima de 99% do rebanho e há 20 anos livre da doença, resultado do compromisso dos pecuaristas do estado com a sanidade animal”, acrescenta Romanini.
 
Segundo o Indea-MT, em maio foram imunizadas 12.147.115 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses. O volume corresponde a 99,4% dos animais com idade até dois anos. Foram realizadas vacinações oficiais em 2.909 propriedades, quando os animais são vistoriados para a verificação da sanidade do rebanho.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet