Notícias / Policial

09/08/16 às 08:12

FROTA RENOVADA - Novas viaturas fortalecem trabalho das Polícias Civil e Militar

Lidiana Cuiabano | Sesp-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Imponentes, modernas e com trafegabilidade em diversos tipos de terreno, especialmente os de difícil acesso. As 51 caminhonetes no padrão SUV entregues às Polícias Civil e Militar da região metropolitana representam bem mais que a evolução de modelos e motorização das viaturas da Segurança Pública. Refletem a valorização da atividade policial, com foco na melhoria do atendimento à população.
 
Essa valorização já é percebida, por exemplo, pelas pessoas que transitam pelo centro histórico de Cuiabá. “As viaturas são muito bonitas. Fico feliz em ver que a Polícia Militar está bem amparada com esses novos carros”, declarou a costureira Maria de Lourdes Braga, que frequentemente transita pelo centro da Capital em busca de materiais de aviamento.
 
O policiamento da região central de Cuiabá é realizado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar. A unidade foi contemplada com cinco novas viaturas SUV com padrão internacional de identidade visual.
 
O comandante do batalhão, tenente-coronel PM Edivaldo Souza Oliveira, destaca a redução do desgaste físico do policial, devidamente armado e equipado, no momento do embarque e desembarque na viatura, além de uma condução mais humanizada do cidadão até uma delegacia.
 
“Esses veículos são muito importantes para o nosso trabalho. Serão utilizados em diversas ações de saturação, bloqueio, blitzes e policiamento ostensivo em geral. São viaturas que farão toda a diferença na hora da abordagem e na trafegabilidade dos policiais pelas ruas da Capital”, disse.
 
Trinta e um bairros são atendidos pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, que é dividido em quatro companhias.
 
O diretor do Sindicato dos Comércios de Tecidos e Aviamentos de Cuiabá, Gerson Luiz Lintzmaier, agradeceu o investimento. “Esses novos veículos transmitem mais sensação de segurança para a população, e já estão dando um apoio fantástico à Polícia Militar, para que consiga fazer seu trabalho com mais eficiência e presença imponente”.
 
A agilidade para atender as ocorrências na área central foi ressaltada pelo presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, João Batista de Abreu. “Acredito que vai melhorar muito a questão do combate aos roubos por aqui. A polícia vai chegar mais rápido. O Governo do Estado está de parabéns. Os empresários da área central só têm a agradecer”.
 
CPA
 
Em outro ponto da Capital, na região do CPA, mais de 250 mil habitantes de 110 bairros que compreendem a área de atendimento do 3º Batalhão de Polícia Militar também foram contemplados com o reforço de mais cinco viaturas padrão SUV.
 
O comandante da unidade, tenente-coronel PM Fábio Luiz Bastos, destaca a melhoria nas condições de trabalho e maior qualidade na prestação de serviço à população. “As novas viaturas significam uma melhora nas condições de trabalho, pois têm bastante espaço, que comportam a equipe com um conforto a mais, já que o policial precisa ficar muito tempo sentado durante o patrulhamento”, disse.
 
Para o comandante, a viatura padrão SUV possui maior ostensividade e reforça a sensação de segurança à população. “O veículo consegue transitar em bairros que têm vias de difícil acesso, atendendo assim toda a população, tanto de classe alta como baixa, que fazem parte da área de abrangência do 3º Batalhão”, afirmou.
 
As viaturas foram distribuídas nas sete companhias de Polícia Militar subordinadas ao 3º Batalhão, e estão sendo empregadas 24 horas no atendimento de ocorrências e no policiamento preventivo.
 
Várzea Grande
 
Unidades da Segurança Pública em Várzea Grande também foram contempladas com as novas viaturas. É o caso do 4º Batalhão de Polícia Militar.
 
Oito veículos SUV foram destinados ao batalhão, que atende 141 bairros do município, sendo boa parte deles de difícil acesso.
“A área de abrangência do 4º Batalhão compreende regiões de difícil acesso e áreas rurais. A chegada dessas viaturas vai melhorar muito a nossa atuação nesses locais”, avaliou o subcomandante do 4º BPM, major PM Anderson Luiz da Silva.
 
Polícia Civil
 
A chegada das novas viaturas também irá otimizar o trabalho desenvolvido pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito da Polícia Civil, em Cuiabá.
 
De acordo com o titular da unidade, delegado Jefferson Dias, as novas viaturas serão utilizadas em operações nos bares e restaurantes de Cuiabá, para coibir condutores que estiverem sob efeito de álcool.
 
Segundo o delegado, também serão realizadas operações na fiscalização de motoristas irregulares, bem como quem estiver conduzindo veículo automotor em excesso de velocidade nas ruas de Cuiabá. “Essa é a primeira vez que nossa delegacia está sendo contemplada com veículos de ponta, com tecnologia embarcada”,  comemorou o delegado.
 
Duas novas viaturas também irão reforçar o trabalho da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (DERF). “É com grande alegria e satisfação que recebemos esses veículos especiais, que vão nos auxiliar muito na parte operacional e ainda fortalecer sobremaneira o combate à criminalidade”, declarou a delegada titular da DERF, Luciani Barros Pereira de Lima.
 
Mais veículos
 
A frota recebida, 34 viaturas para a Polícia Militar e 17 para a Polícia Judiciária Civil, corresponde apenas ao primeiro lote de um total de 200 novos veículos contratados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), para reforçar a atuação policial na região metropolitana.
 
Para o interior do estado, serão destinadas 105 unidades. Duas já foram entregues esta semana para o Comando Regional 9 da Polícia Militar e uma para a Delegacia de Polícia, todas no municípios de Alta Floresta.
 
O contrato de locação das caminhonetes, que corresponde a um investimento de R$ 45 milhões, foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 6 de julho deste ano. Os 45 veículos restantes serão fornecidos em até 60 dias pela empresa Uzeda Comércio e Serviços Limitados.
 
“Nossos profissionais precisam ter dignidade para trabalhar. Equipamentos condizentes com o tamanho da missão e responsabilidade que eles carregam, que é de proteger a população”, declarou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas.
 
A nova viatura possui um espaço amplo para os ocupantes e também para os armamentos, evitando que o policial circule com parte da arma para fora do carro.
 
As SUVs têm tração nas quatro rodas, câmbio automático e motor 2.8 litros a diesel. Antes de locar o modelo, um protótipo foi submetido a uma série de testes para descobrir se a configuração atendia às necessidades das instituições.
 
Os testes duraram sete dias. No período, foram avaliadas a capacidade interna do veículo e desempenho em terrenos diversos, além do consumo de combustível e a potência do motor.
 
Além dos itens de fábrica, as SUVs receberam equipamentos fundamentais no trabalho policial, tais como giroflex, rádio comunicador, suporte para armamentos longos e cela adaptada no porta-malas.
 
Renovação da frota
 
O investimento em veículos faz parte do projeto de reconstrução da Segurança Pública de Mato Grosso, iniciado na atual gestão.
 
Em 2015, a SESP-MT entregou 51 caminhonetes modelo L200 Triton para a Polícia Militar e 36 viaturas do mesmo modelo para Polícia Judiciária Civil. Ambas com padrão internacional de identidade visual.
 
Em fevereiro deste ano, 174 motocicletas foram entregues à Polícia Militar, com objetivo de proporcionar maior agilidade e eficácia no atendimento às ocorrências.
 
Confira abaixo a distribuição do 1º lote das SUV:
 
Polícia Militar
 
1º Batalhão: 05 viaturas
3º Batalhão: 05 viaturas
10º Batalhão: 03 viaturas
9º Batalhão: 03 viaturas
24º Batalhão: 03 viaturas
4º Batalhão: 08 viaturas
25º Batalhão: 03 viaturas
Companhia da Polícia Militar de Chapada dos Guimarães: 01 viatura
Comando Regional 9 da Polícia Militar em Alta Floresta: 02 viaturas
 
Polícia Judiciária Civil
 
Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Várzea Grande: 01 viatura
Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande: 01 viatura
Plantão da Central de Flagrantes de Várzea Grande: 01 viatura
Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande: 02 viaturas
Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (Dedica) de Cuiabá: 01 viatura
Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores de Cuiabá (Derfva): 02 viaturas
Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP): 01 viatura
Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá: 01 viatura
Plantão da Central de Flagrantes do Carumbé em Cuiabá: 01 viatura
Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) de Cuiabá: 02 viaturas
Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (DERF): 02 viaturas
Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Cuiabá: 01 viatura
Delegacia de Polícia de Alta Floresta: 01 viatura.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet