Notícias / Educação

05/08/16 às 22:17 / Atualizada: 05/08/16 às 22:40

Professores estaduais encerram greve; em Água Boa as aulas retornam na terça-feira 09/08

Patrícia Helena Dorileo - Gazeta Digital

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Está suspensa a partir desta-sexta-feira (5) a greve dos servidores públicos da Educação do Estado, iniciada há 67 dias. Em assembléia geral hoje à tarde na Escola Estadual Presidente Médici, a categoria decidiu pela suspensão da paralisação, apesar de manter-se em estado de greve.

São 3 as principais reivindicações da categoria: elaboração do calendário de concurso público, a suspensão integral do edital das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e convocação das conferências participativas para debater o assunto, e uma proposta para integralizar os percentuais da Lei de Carreira 510/13 até a próxima data base da categoria, ou seja, no próximo mês de maio.

A pauta que mais preocupava os professores é a salarial. Nesta semana, o Judiciário mato-grossense interveio na discussão, na pessoa do desembargador Juvenal Pereira, e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fez uma nova proposta ao Sintep-MT. Ela consiste em integralizar o piso salarial até dezembro de 2017, com base na data base de maio do ano que vem.

Quem tratará o modo que isso acontecerá é a comissão interinstitucional de trabalho paritária. Foi garantido aos servidores que não haverá quebra na dobra do poder de compra do ano que vem e que as eventuais perdas sejam corrigidas no período de dezembro a maio.

"A unidade e a persistência da categoria foram fundamentais para assegurar estas conquistas. O empenho do Ministério público foi fundamental para contribuir com a mediação do impasse", afirma Henrique Lopes, presidente do Sintep-MT.

As aulas da rede estadual retornam já na próxima segunda-feira (8). Se os acordos referentes às PPPs e ao calendário de concursos não forem cumpridos até o fim de setembro, a greve retornará.


Nota do Sintep Água Boa

A assembleia geral dos/as profissionais da Educação que ocorreu em Cuiabá, hoje (05/08/2016), encerrou por volta da 17h30min com:

- Suspensão da Greve na Rede Estadual de Mato Grosso;

- Permanência em Estado de Greve;

- Autonomia das Escolas em compor seu calendário letivo sem aulas aos sábados;

Sintep: Livre, Democrático e de Luta!

A subsede do SINTEP do município de Água Boa, informa a suspensão da greve da rede estadual de educação.

Convoca todos os alunos para o retorno das atividades normais no dia 09/08, terça feira.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet