Notícias / Cidades

31/07/16 às 18:07

VAI SAIR – Canarana terá resort de luxo

Jornal O Pioneiro

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
VAI SAIR – Canarana terá resort de luxo

a esquerda para direita: Washington Onofre, Célio Judson e Raymundo Nonato

Foto: JOPioneiro

CANARANA – Há mais de três anos o J. O Pioneiro publicou, com exclusividade, uma reportagem informando sobre a construção de Centro de Turismo e Cultura Indígena (CTCI) em vários regiões do Brasil, sendo um deles em Canarana. CTCI são resorts de luxo que terão como um dos atrativos a cultura indígena. Com investimento bilionário, e em dólares, o tempo foi passando e muitos não acreditavam que esta ‘utopia’ se tornasse realidade.

Na semana passada o autor do projeto, o jornalista político ambiental Célio Judson de Souza, residente em Brasília/DF, esteve em Canarana, juntamente com seu irmão, Raymundo Nonato, e com o gestor ambiental Washington Onofre. Raymundo e Onofre se tornaram sócios da empresa do Grupo TurisÍndio, que tem sede em Canarana, e ainda conta com os sócios canaranenses Nelson Schindler e Márcio Paris.

O projeto todo vai demandar de um investimento aproximado de 10 bilhões de dólares. Serão 44 CTCI e 33 Centro Regional de Referência e Capacitação Indígena (CRRI), espalhados por 15 estados brasileiros. Obviamente que os financiadores deste montante, exigiram diversas condicionantes. Ao todo foram 41 condicionantes, que a equipe vinha trabalhando desde 2013. E todas elas foram cumpridas.

No final deste ano, o Grupo TurisÍndio terá outra reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apresentar o cumprimento das últimas condicionantes exigidas. O BID já aprovou o financiamento do projeto por entender que o mesmo atende povos que são minorias e correm o risco de serem extintos. Após análise do banco, a primeira parte do recurso será liberada. A expectativa é que isso ocorra no primeiro semestre do ano que vem. Na primeira etapa, serão construídos oito CTCI e cinco CRRI. O CTCI de Canarana está neste primeiro grupo.

O resort de luxo de Canarana será levantado em uma área de 250 hectares próxima ao Parque Indígena do Xingu (PIX), na região da formação do rio Xingu onde se encontram os rios Sete de Setembro e Culuene. Será um investimento de mais de 200 milhões de reais para a construção de 120 apartamentos e outras infraestruturas. O resort será de categoria cinco estrelas, e a classificação dele será de turismo de selva. A etnia indígena parceira do resort de Canarana será a Kalapalo e a OSCIP (ONG) mantenedora será o Instituto de pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX). A previsão é que as obras iniciem no ano que vem e terminem em 2019. Funcionando, a expectativa é gerar mais de 350 empregos diretos.

Em Mato Grosso serão construídos seis CTCI (Canarana, Vila Rica, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Cáceres) e dois CRRI (Nova Xavantina e Aripuanã). No caso dos CTCI, cada um tem uma etnia indígena parceira, uma classificação de estrelas e de tipo de turismo. Além disso, cada CTCI tem uma OSCIP como mantenedora. Ao todos são quatro OSCIP que serão responsáveis pelos empreendimento.

Conforme Célio Judson, o projeto tem como slogan ‘O índio no século XXI com a tradição do século XV’. Ele visa colocar a cultura indígena como atração turística. “Os índios irão trabalhar diretamente nos resorts e serão remunerados por isso. O projeto CTCI é do índio, pelo índio e para o índio. O projeto quer atrair visitantes turísticos nacionais e internacionais. O Centro de Turismo e Cultura Indígena manterá uma área exclusiva destinada ao turista e uma área exclusiva destinada ao indígena. O projeto é de todos os indígenas, que realmente poderão ter a esperança de novos dias, de uma esperança para seus filhos e netos”.

O autor do projeto explicou também que nos CRRI a educação e o ensino profissionalizante acontecerão na língua da etnia atendida. “Os CRRI é a menina dos olhos, que culminará com a Universidade Indígena do Brasil (UIB), planejada para 2.021 no bairro do Ypiranga em São Paulo-SP, a qual desejo transferir para Canarana, a cidade Portal do Xingu e que também será sede da Fundação TurisÍndio. Este será o maior presente da minha vida, como indigenista e ambientalista há mais de 40 anos, aos índios do Xingu”, disse Célio.

Washington Onofre foi um dos últimos a entrar na sociedade e disse que a sua participação se resume em dar sustentabilidade ao projeto. “Nós não vamos alcançar o índio sem contato. Talvez consigamos resgatar o citadino, aquele que já vive na cidade e está marginalizado. Mas vamos atender aquele índio que a gente chama de transição, que mora na aldeia e vem de vez em quando para a cidade. Queremos capacitá-lo para que ela possa apresentar sua cultura para o mundo e usar isso como um meio dele manter sua cultura e gerar um futuro para sua gente”, falou Onofre.

comentar3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Antonio costa figueira, em 07/03/20 às 11:24

    Amigo bom dia olha a Turis índio já mais lavou dinheiro aliás veio para o índio a Turis índio eh do índio então amigo posso te falar uma coisa índio eh gente ok eles foram os primeiros moradores do Brasil quando nois chegou eles já estava então não julga ajuda blz olha o mundo tá cheio de pessoas mais ou menos então pare de olha só pra vc blz eh ajuda.

  • por aurelio, em 02/08/16 às 09:18

    Mais um projeto para tirar dinheiro de fundo de investimentos e verbas federail utilizando o indio como justificativa. OSCIP que ira administrar entenda-se lavagem de dinheiro.

  • por João Neto, em 01/08/16 às 22:16

    Campinápolis é onde mais tem índios no mundo, e não vai ganhar nada? Isso é uma tremenda balela, veremos!

 
 
 
Sitevip Internet