Notícias / Policial

31/07/16 às 11:19 / Atualizada: 31/07/16 às 11:51

Cuiabá - Delegacia intensifica enfrentamento às quadrilhas de roubos de veículos

Luciene Oliveira | PJC-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Delegacia intensifica enfrentamento às quadrilhas de roubos de veículos

Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Responsável pela apuração dos roubos e furtos de veículos na Grande Cuiabá, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), da Polícia Judiciária Civil, no primeiro semestre de 2016, indiciou 731 pessoas envolvidas na subtração, receptação, falsificação, uso de documento falso e adulteração de automóveis, motocicletas, caminhonetes e caminhões.
 
As investigações comandadas por três delegados, junto à equipe de investigadores e escrivães, resultaram em 51 operações que levaram à prisão 106 criminosos, durante o cumprimento de 33 mandados de prisão e autuação em flagrante de 73 pessoas praticando delitos relacionados a veículos.
 
A Delegacia também recebeu das Centrais de Flagrantes de Cuiabá e Várzea Grande, 298 autos de prisão em flagrante, oriundos, a maioria, de prisões da Polícia Militar. Os procedimentos com réu preso são relatados em dez dias e em muitos dos inquéritos, há desdobramentos da investigação para identificação e prisão de outros integrantes do crime praticado.

De acordo com o delegado titular da Derrfva, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o planejamento operacional da unidade para o segundo semestre de 2016 já foi elaborado, visando intensificar todas as modalidades criminosas que agem no roubo e furtos de veículos, e também aquelas que estão assaltando residências e levando veículos na fuga e transporte de objetos. “Ainda para 2016 programamos diversos cursos para os  policiais civis da Derrfva, como capacitação em noções básicas de inteligência, de tiro, de abordagem e de legislação de desmontagem”, anunciou o delegado.

Para o enfrentamento aos grupos criminosos, os policiais da Especializada trocaram suas armas por novas pistolas PT 100, acauteladas para uso pessoal, e receberam coletes balísticos e duas novas viaturas modelos SUV. A unidade também será  reforçada com novos investigadores.   

Atuam na Delegacia os delegados Vitor Hugo Bruzulato Teixeira (titular) e os adjuntos Marcelo Martins Torhacs e Adriano Henrique Sanches Santos.

Recuperados

Em seis meses, 1.437 veículos roubados ou furtados foram recuperados dentro da atuação integrada das forças de segurança, que compõem a Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (CioPaer), Grupo Especial da Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal, apoiados em denúncias da população e informações de inteligência.

O delegado titular da DERRFVA, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, ressalta que o número de veículos recuperados subiu 5% em relação o mesmo período de 2015. “Um dos fatores que contribuiu para o aumento da recuperação de veículos, produtos de crime, foi à capacitação dos policiais civis, na área de identificação veicular”, afirma.

Quando necessita de reforço, a Derrfva, em suas operações, conta com apoio de outras unidades da Polícia Civil, como as Delegacias de Roubos Furtos (Derf), Delegacia de Entorpecente (DRE), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerencia de Operações Especiais (GOE) e Diretoria de Inteligência.
 

Quadrilhas

No primeiro semestre, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores deflagrou 51 operações para desbaratar quadrilhas que agem em três modalidades criminosas (troca por drogas, clonagem e o desmanche), com o objetivo de lucrar com o roubo e furto de veículos.

Segundo o delegado Vitor Hugo Bruzulato, não são todos os modelos de veículos que atravessam a fronteira com a Bolívia. A preferência são por veículos resistentes, como as caminhonetes Hilux e Strada. Essas são levadas para a fronteira e chegam à Bolívia por estradas vicinais, as chamadas “cabriteiras”, onde os bandidos trocam por cocaína.

Uma parte dos veículos subtraídos também segue para o Paraguai, retornando na forma de maconha, armas e munições. Conforme a Delegacia, esse tipo de associação criminosa, que leva o veículo para países vizinhos, é bastante estruturada. No topo, geralmente, estão presidiários orquestrando roubos de dentro da cadeia, que são cometidos do lado de fora por “soldados”.

“Essa é uma modalidade, que buscamos combater os líderes. Sabemos que em duas horas um veículo chega à Bolívia. É muito rápido. Neste caso contamos com apoio da PRF, do Gefron. No objetivo é apreender o quanto antes esse veículo”, afirma o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.  

Uma vez roubado, o veículo passa para as mãos do transportador e na ponta está o receptador, como explica Teixeira. “Provavelmente esses veículos são trocados por drogas, munições e armas. Existe um pagamento de 3 a 9 mil reais para o transporte, dependendo do tipo de veículo”.

O roubo de veículos também envolve outro esquema altamente lucrativo, o da clonagem de automóveis. Veículos de fácil comercialização no mercado são tomados de assaltos, adulterados os sinais identificadores como placas e  chassis. Depois são “esquentados”, na linguagem usada para voltar ao mercado um carro com a documentação falsificada.

“Eles pegam a placa de um carro idêntico, adultera a numeração dos chassis e  todos os sinais, depois esquentam esse veículo falsificando a documentação e vende. Um Corolla que custa 70 mil é vendido por 30, 40 mil. Esse é o carro duble ou clone”, explica Bruzulato.

Para combater fraudes documentais, inserção de dados falsos e corrupção de servidores públicos, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), intensificaram as ações para coibir as práticas criminosas, levando a prisão despachantes, servidores e falsos servidores do Detran.
 

Na terceira modalidade, estão às quadrilhas dos desmanches de veículos que abastecem o comércio ilegal de peças usadas. Nessa atividade aparece a  figura da pessoa que encomenda roubos, muitos deles, de veículos antigos, fora de linha de fabricação, para colocar no mercado clandestino peças que não acham mais. “Neste caso, a DERRFVA realizou operações para combater o crime de receptação de peças, crime que alimenta esta modalidade criminosa”, ressalta Vitor Hugo.

“Nossa Delegacia possui investigadores de polícia com bastante experiência na identificação de veículos e agregados, motores e câmbios, produtos de crimes. O Setor de Fiscalização de Desmanches e Oficinas da Unidade tem trabalhado muito para identificar receptadores, os quais fomentam os crimes de furtos e roubos de veículos”, completou o delegado adjunto Marcelo Martins Torhacs.

Perfil

De acordo com o delegado, Marcelo Torhacs, os roubos de veículos é um dos crimes que mais causam indignação, clamor social e são praticados, em sua maioria por jovens de 20 a 25 anos, com reiteração em crimes.

“Parece uma escalada, começa com crimes menos graves e vão escalando até chegar ao roubo com emprego de arma de fogo e concurso de agente. Esse é um dos crimes mais graves que temos e que causa clamor social. Quando chega nesse estágio, passa a ser um profissional do crime, que vive disso. Pratica por semana, às vezes, 2 a 3 assaltos. A prisão é a única maneira de cessar essa continuidade delitiva”, afirma o delegado.

Apreensão de maconha

Em investigação, no dia 26 de maio, a Especializada apreendeu meia tonelada de maconha, escondida dentro de uma casa no bairro Serra Dourada em Cuiabá. A droga estava em poder de um traficante de 29 anos, que tinha trocado carros pelo entorpecente no Paraguai. A droga foi acondicionada em sacos de lixo e guardada em um dos quartos da residência, totalizando 497 tabletes.  Todo o trabalho começou depois que um investigador da Delegacia teve a arma à pistola roubada.
 

Morte de advogado

Os crimes de latrocínios relacionados a roubos de automóveis são investigados pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos. Um dos casos esclarecido foi à morte do advogado José Vieira da Silva Filho, no dia 5 de dezembro de 2015. Ele foi encontrado com uma  corda amarrada no pescoço. O veículo da vítima, um Honda Fit, cinza, foi levado pelos criminosos e  localizado no mesmo dia,  em um terreno baldio, no bairro Pedra 90. Pelo latrocínio a Derrfva prendeu quatro pessoas.

Atendimento à vítima

A rápida comunicação do roubo do veículo pela vítima pode fazer diferença na recuperação. A orientação é ligar imediatamente nos telefones de emergência, 190 e 197, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), para seja dado o primeiro alerta, que permanece no sistema estadual por 48 horas. Depois, a vítima deve procurar uma delegacia de polícia para o registro do boletim e garantir a inserção dos dados do veículo no sistema nacional de cadastro de roubos e furtos.

Na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, o atendimento é ainda mais aprimorado. Lá a vítima é atendida por policiais capacitados para apuração de roubos de veículos, que procuram coletar o máximo possível de informações que irão subsidiar as investigações. A vítima é  ouvida no sentido de reproduzir a ação e lembrar de detalhes que poderão ser cruciais para identificação dos autores, como tatuagens, se usava tornozeleira, compleições física e outros elementos.

“Com esse atendimento já processamos mais rápido as informações. O roubo causa um trauma muito grande e o quanto mais rápido a pessoa comunica, maior é a chance de ela lembrar detalhes”, orienta o delegado.

Quando o veículo é recuperado, as informações são retiradas do sistema de cadastrado. O carro é periciado antes de ser devolvido ao proprietário. “Pode ser que nesse período, tenha sido adulterado o chassi ou algum outro sinal identificado”, esclarece Vitor Hugo.

 

Orientações

Para evitar roubos e furtos de veículos, os delegados dão dicas simples como medidas de prevenção. Entre elas estão: usar o bom senso ao estacionar; evitar lugares ermos e de pouca iluminação; não deixar objetos dentro do veículo que podem ser confundido com item de valor; não cole adesivos que exponham informações pessoais; certificar que o carro foi trancado; não deixar chave com lavadores ou vigias;  mantenha-se distante do carro da frente em semáforos; fique atento ao seu redor  antes de entrar na sua garagem. 

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet