Notícias / Negócios

29/07/16 às 11:21

Primeiros passos para entender o público-alvo

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Entender o público-alvo e todas as possibilidades de comunicação com ele é fundamental para o sucesso de um negócio, afinal o segredo é levar o produto/serviço certo para as pessoas certas. Analisar o comportamento do consumidor exige tempo e pesquisa para que todos os dados sejam coletados e estudados com cautela e, assim dar origens a campanhas de sucesso durante a divulgação do produto ou comunicação com os futuros clientes.
 
Enquanto as lojas virtuais estudam o comportamento do consumidor que compra online, a loja física também pode traçar um perfil mais qualificado das pessoas que visitam o estabelecimento. Através de dispositivos instalados no ambiente, é possível computar dados que, além de informar o fluxo de pessoas, apresentam a taxa de atratividade e conversão da loja. Empresas especializadas oferecem esse serviço completo, que através do contador de pessoas analisam toda a distribuição do fluxo e apresentam dados reais sobre tráfego desses consumidores.
 
No online enquanto os profissionais de UX (User Experience) estudam o perfil dos usuários dentro do site e o comportamento de consumo do público-alvo, a equipe de marketing digital é responsável pela interação e divulgação da marca nas redes sociais e isso é fundamental para que a marca esteja presente no dia a dia das pessoas. É importante ressaltar que estar nas redes sociais é muito mais do que ter uma página no Facebook, a empresa precisa levar conteúdo para as pessoas e ao mesmo tempo de forma natural envolver a marca. O regra do conteúdo relevante vale tanto para as redes sociais quanto para o blog e os textos dentro do site.
 
Uma das formas de conseguir informações e um caminho para não cometer erros primários é observar como os concorrentes e as grandes marcas trabalham. Aprenda com quem já tem a fórmula e adapte para o seu negócio. Preste atenção na linguagem que eles utilizam com o público-alvo, como são as campanhas que as pessoas mais participam, entre outros fatores. Outro caminho é criar uma forma de cadastro para conseguir dados dos clientes como região que residem, sexo, faixa etária, classe social, produtos que costumam comprar, o valor que que costumam gastar (aqui é interessante pesquisar com quem já comprou) e o máximo de informações possíveis.   
 
Seja na loja física ou online é preciso um planejamento estratégico eficaz para aumentar a receita e isso só é possível quando a empresa já conhece seu público-alvo. Esses estudos podem levar tempo, mas são eles que irão mostrar o melhor caminho que a empresa deve seguir. Algumas perguntas devem ser pensadas nesse processo como “qual o diferencial do produto?”, “para quem ele serve?”, “por que essas pessoas precisam dele?”, “quem são as pessoas/empresa de influencia no seu setor?” e tentar adquirir o máximo de informações possíveis ao seu favor. Dessa forma, com um bom produto, conhecimento sobre o setor e uma equipe com profissionais preparados para realizar todo o estudo, planejamento e execução dos projetos o sucesso será apenas questão de tempo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet