Notícias / Notícias Gerais

28/07/16 às 08:25

Dicas de segurança com gás de cozinha

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O gás de cozinha pode ser um vilão da segurança em casa quando o botijão de gás é usado de forma incorreta. É preciso manuseá-lo e fazer a sua instalação corretamente para evitar acidentes. O material do botijão é resistente, mas qualquer vazamento pode ser fatal, além do desperdício. Principalmente para quem tem crianças em casa o cuidado deve ser redobrado, pois a facilidade do pequeno puxar a mangueira é grande.
 
O primeiro cuidado é ter certeza de que o botijão de gás esteja em perfeitas condições. Jamais aceite um botijão amassado, com o lacre violado, enferrujado ou qualquer coisa que indique más condições. Se for o caso devolva imediatamente ao fornecedor. Compre sempre de revendedores autorizados para garantir a maior qualidade no gás de cozinha e a segurança par a sua família. Os profissionais devem estar visivelmente identificados.
 
Outro cuidado importante é escolher o local de armazenamento do botijão de gás. Ele deve estar em um ambiente com boa circulação de ar para que no caso de vazamentos o gás não fique concentrado em um local. Além disso, o botijão deve estar protegido de qualquer fonte de calor ou umidade, inclusive sol e chuva. O botijão de gás precisa estar pelo menos 1,50 m de distância de tomadas, instalações elétricas, ralos e vazamentos de água. Não importa se for dentro ou fora de casa, o local ideal é aquele com as características citadas.
 
Falamos que a mangueira do botijão é um alvo fácil para crianças puxarem, então certifique-se de deixar o registro fechado quando não estiver usando o fogão e mantenha as crianças longe da cozinha nos momentos em precisar usá-lo. É uma recomendação básica. Outra dica sobre a mangueira é evitar passá-la por trás do fogão, pois o material pode derreter com o calor e provocar vazamentos.
 
Em caso de suspeitas de vazamento desligue a válvula de gás do botijão e abra todas as portas e janelas para que o ar possa circular o máximo possível. Jamais acenda as luzes ou qualquer fonte de eletricidade, pois pode ocasionar uma explosão. Coloque o botijão em um local aberto e ventilado, então chame um profissional para verificar o botijão ou o fogão. Em qualquer tipo de acidentes com botijão de gás chame o corpo de bombeiros no 193.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet