Notícias / Meio Ambiente

28/07/16 às 07:53

Preservação da água: “O homem tem que saber devolver o que tira da natureza”

Afirmação foi feita pelo integrante do programa “Cultivando Água Boa”, melhor prática de gestão da água em 2015

Francine Ferreira - Portal Veneza

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Preservação da água: “O homem tem que saber devolver o que tira da natureza”

Foto: Eliana Maccari

O primeiro passo para garantir água potável às próximas gerações é a participação da comunidade na busca pela preservação. “Não fazer nada é uma omissão danada. O homem tem que saber devolver o que tira da natureza”, reforçou em palestra, o assessor da Itaipu Binacional e um dos responsáveis pela implantação do programa “Cultivando Água Boa”, Luiz Yoshio Suzuke. A ação foi eleita a melhor prática de gestão da água no mundo, pela ONU, em 2015 e abordada durante o “2º Diálogo Entre as Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense”.

O evento foi promovido pelos Comitês dos Rios Araranguá e Urussanga nesta quarta-feira, dia 27, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). “Os debates foram um estímulo para os profissionais que atuam com educação ambiental, que torna-se um fator importante para preservar e recuperar os rios com a participação da população. Para que ocorram mudanças, é preciso atuar com a sensibilização e também com ações que envolvam a comunidade inserida na bacia”, frisou a estudante de Ciências Biológicas da Unesc, Nicolli Domingues Naspolini.

Cultivando água boa

Implantado em 2003 na Bacia Hidrográfica do Paraná 3, o programa “Cultivando Água Boa” da Itaipu Binacional já recupera as águas e a vegetação das áreas no entorno dos rios de 29 municípios da região oeste do Estado. Na palestra de abertura do 2º Diálogo, Suzuke apresentou os princípios de sustentabilidade seguidos na ação: afetividade, cuidado, cooperação e responsabilidade. As etapas e metodologias do programa também foram expostas aos participantes.

O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, acredita que a experiência explanada deve servir de exemplo para a região sul catarinense. “Os municípios e suas comunidades precisam atuar mais intensamente na preservação da água. E é isso que vamos buscar”, salientou.

Debates

No período da tarde, o público participou de grupos de diálogos. Uma discussão voltada à bacia do Rio Araranguá elencou ações para implantar metas definidas no Plano de Recursos Hídricos. “O desafio agora é a sociedade ajudar a colocar em prática o plano. Desejamos melhorar a qualidade da água e de vida da população”, enalteceu o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, Sérgio Marini. Outro debate sobre os problemas ambientais nas águas dos municípios da bacia do rio Urussanga encerrou o evento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet