Notícias / Agricultura

27/07/16 às 18:03

Sorriso (MT) sedia dia de campo sobre feijão irrigado

Cairo Lustosa - Pauta Pronta

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Acontece na próxima sexta-feira (29/07) na cidade de Sorriso (MT), o ‘Dia de Campo de Feijão Irrigado’ a partir das 7h30, Fazenda Macapé. O evento vai reunir pesquisadores, produtores e técnicos ligados com a cultura do feijão.

O objetivo do evento é fomentar a cultura do feijão comum em Mato Grosso, principalmente como uma opção de rotação de cultura nas áreas de pivô. O dia de campo terá a participação dos pesquisadores da Embrapa Eliane Quintela e Marcos Marangon.

A pesquisadora Eliane Quintela vai ministrar a palestra sobre estratégias de manejo de mosca branca. “Essa praga é a principal praga do feijão e vem causando sérios prejuízos nas lavouras de todo o país. Muitas regiões já implementaram o vazio sanitário em virtude da presença dela”, explica a pesquisadora.

O pesquisador Marcos Marangon vai apresentar um painel onde serão apresentadas 11 cultivares sendo cinco do tipo ‘carioca’, três de feijão preto e três especiais. “Podemos dar destaque para o carioca BRSMG Madrepérola que possui alto potencial produtivo e mantém a cor clara por mais tempo em relação aos cultivares do mercado. O BRS Ártico, um feijão especial branco, feijão brasileiro com padrão internacional para nichos de mercado. Além das já consolidadas BRS Estilo (carioca) e BRS Esteio (preto) e outros materiais que em breve estão disponíveis no mercado”, ressalta Marangon.

O consultor da empresa Agro Sistemas, Edson Pina, vai ministrar a palestra sobre sistemas de cultivo irrigado.

O evento é gratuito e promovido pelas empresas Agro Sistemas, Basf, Satis, Biológica, Embrapa e LC Sementes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3544-8627.
 
Programação:
7h30 – Café da manhã e inscrições;
8h – Abertura;
8h15 – Palestra Agro Sistemas – tema: Sistema de Cultivo Irrigado;
8h45 – Palestra Embrapa – tema: Estratégias de Manejo de Mosca Branca;
9h15 – Palestra com as empresas – Basf –Satis – Biológica;
10h – Palestra Embrapa – apresentação de cultivares Embrapa;
11h – Encerramento;
12h – Almoço.
 
Serviço:
Dia de Campo de Feijão Irrigado
Endereço: Rodovia BR 163 km 768 (Sorriso – Sinop) – referência após o pedágio mais 15km.
Fazenda Macapé – proprietário Thiago Stefanello Nogueira
Data: 29/07/2016 – horário: 7h30
Telefone: (66) 3544-8627.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet