Notícias / Cultura

27/07/16 às 12:42

Documentário preserva a história dos catireiros do Araguaia; estreia será em Barra do Garças

A produção conta a história da família de Araguaiana (MT) que forma o maior grupo de catira do Brasil.

SEC-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Documentário preserva a história dos catireiros do Araguaia; estreia será em Barra do Garças

Integrantes de uma mesma família formam o maior grupo de catira do Brasil

Foto: Divulgação

Produzido com recursos do Prêmio Tradições MT, da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT) do campus Araguaia, o documentário Catireiros do Araguaia estreia nesta quinta-feira (28) no show Viola in Concert, em Barra do Garças.

A produção conta a história da família de Araguaiana (MT) que forma o maior grupo de catira do Brasil. São cerca de 60 integrantes entre filhos, netos e bisnetos que seguem a tradição do casal Joana de Araújo e Orlando Fernandes.

Paulistas de nascimento e mato-grossenses de coração, Joana e Orlando vivem há mais de 40 anos em Araguaiana. No Médio-Araguaia encontraram amigos, um jeito suave de viver e inspiração para as músicas que compõem sobre a rotina simples na roça, a natureza da região, a catira e a viola.

Além do documentário, o projeto também realizou uma apresentação musical dos Catireiros do Araguaia em abril deste ano em Barra do Garças. A gravação do show e o documentário fazem parte de um DVD que tem direção da jornalista Carina Benedeti, também coordenadora do projeto, e fotografia do professor da UFMT Gilson Costa, coordenador do NPD/UFMT.

Segundo Carina Benedeti, a entrega do DVD às escolas públicas de Barra do Garças e Araguaiana, que também faz parte da proposta, é uma maneira de despertar o interesse das novas gerações por músicas que se diferenciam do padrão musical de mercado atual. Para o coordenador dos Catireiros do Araguaia, professor Miro Fernandes, o DVD tem importância histórica por registrar a trajetória e a produção do grupo ao longo dos anos.

Viola in Concert

No próximo dia 28, um dos maiores violeiros do Brasil na atualidade se apresenta em Barra do Garças no show Viola in Concert, às 20h, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias. Arnaldo Freitas foi eleito em 2010 o melhor instrumentista de viola do Brasil, no festival nacional Voa Viola. Em 2009, o violeiro e compositor lançou o CD Divisa das águas.

Arnaldo Freitas também foi violeiro oficial do programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura, e acompanhou a cantora e folclorista Inezita Barroso em apresentações pelo país.

O show Viola in Concert conta com as participações especiais dos violeiros Orlando Fernandes, Matheus Menezes, Mário Jr., Juninho da Viola e Letícia Fernandes. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet