Notícias / Saúde

26/07/16 às 18:28

Fertilidade e a gravidez aos 40 anos

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Hoje em dia os casais optam por ter o primeiro filho após as realizações profissionais. É natural que a estabilidade seja uma preocupação para garantir o futuro, por isso muitos casais planejam o primeiro filho por volta dos 35 até os 40 anos. Porém, existe certa dificuldade já que os óvulos não são produzidos com a mesma intensidade que existe aos 20 e poucos anos, mas é possível engravidar aos 40 naturalmente ou através de tratamentos de fertilização.
 
Engravidar após as realizações profissionais e após a conquista da estabilidade financeira, permite que o casal curta o momento da gravidez sem pensar nos problemas financeiros, por exemplo, porque nesse período eles já foram resolvidos. Além disso, o casal tem uma maturidade melhor sobre o que é ser pai e mãe e constituir uma família, ou seja, ambos querem e estão preparados para esse momento.
 
Por outro lado, existem riscos que precisam ser levados em consideração e manter o casal ciente. Em uma gravidez tardia é possível que a mulher desenvolva hipertensão especifica da gestação, a chances de aborto espontâneo são maiores, nascimentos prematuro, além de outros problemas que precisam ser discutidos com um médico de sua confiança. Hoje, graças aos avanços da medicina, com um diagnóstico precoce e um acompanhamento de profissionais qualificados é possível reduzir esses riscos.
 
Antes de tentar a gravidez é recomendável que a mulher esteja com a saúde em ordem. Quanto mais saudável a mulher estiver, melhor é o resultado da gestação. O correto é fazer um check up e conversar com o médico antes de engravidar, assim futuros problemas podem ser evitados a partir de uma triagem. Muitos irão recomendar a ingestão de ácido fólico para prevenir problemas de má formação, por exemplo, mas sua indicação é feita apenas após os exames.
 
Um casal considera fértil pode pensar em infertilidade após um ano sem sucesso de tentativas. Já uma mulher com 35 e 40 anos pode procurar um especialista após seis meses de tentativas. Existem tratamentos para infertilidade muito eficazes que na maior parte dos casos apresentam resultados imediatos. Conheça abaixo.
 
Coito programado - É um tratamento em que a mulher recebe medicações via oral ou através de injeções com substâncias que estimulam a produção de óvulos. Depois de um determinado período, o casal é alertado sobre os melhores momentos para realizar a relação sexual.
 
Inseminação - O tratamento da inseminação é semelhante ao coito programado. A mulher receberá medicações para realizar a indução da ovulação. A diferença é que é feito o recolhimentos do sêmen do parceiro para que seja inserido na cavidade uterina da mulher. Nesse caso se for necessária é feito uma preparação do sêmen antes de colocar no útero.
 
FIV - A fertilização in vitro acompanha o mesmo processo dos tratamentos anteriores. Após a indução da ovulação é feito o recolhimento dos óvulos para que sejam fecundados com o sêmen no laboratório. Após a formação dos embriões, eles são colocados no útero da mulher e após 12 dias é feito o exame de sangue para identificar a gravidez.
 
Ovodoação - Quando os tratamentos acima falham, existe outra opção de realizar a gravidez através da ovodoação. Como o nome sugere, é a doação de óvulos de uma mulher para outra. Acontece de forma anônima, a doadora não conhecerá a identidade da receptora e vice-versa. Os óvulos são retirados e fecundados com o sêmen do parceiro no laboratório através da fertilização in vitro e após a formação dos embriões a receptora os recebem no seu útero para que aconteça a gravidez (saiba mais aqui).
 
Para realizar um tratamento para fertilização é preciso consultar um médico de sua confiança, ele certamente indicará o tratamento após um diagnóstico mais preciso. Os riscos de uma gravidez aos 40 existem, mas hoje são muitos os tratamentos que ajudam a tornar os riscos menores.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet