Notícias / Saúde

20/07/16 às 17:18

Purificadores são opções para garantir a qualidade da água

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A água é essencial para a vida humana, mas é necessário que ela seja de boa qualidade, evitando contaminações que trazem diversos problemas. No Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 20 mil pessoas morrem por ano dessas doenças causadas pela ingestão de água contaminada. Esse problema está presente até mesmo nas capitais, como Manaus, que entre os 6 primeiros meses deste ano já teve 77 casos confirmados de leptospirose.
 
A poluição das redes de abastecimento hídrico, assim como a sua manipulação, transporte e também a instalação e limpeza inadequada dos bebedouros com água envasada, são alguns dos problemas que causam a baixa qualidade da água que chega ao organismo de milhares de brasileiros.
 
A principal forma de contaminação da água é de origem fecal. Entre os sintomas mais comuns das doenças hídricas estão diarreias, vômitos e verminoses, que se não tratadas podem evoluir até a morte, como nos casos de Escherichia coli enterohemorrágica e cólera. Já as contaminações por resíduos, como por exemplo, os vermicidas utilizados em plantações que podem contaminar a água dos lençóis freáticos, são agentes que dificultam o tratamento da água e impedem que ela seja potável.
 
Para deixar a água mais apropriada para o consumo, existem instrumentos como os filtros e os purificadores de ar. No entanto, nem todos garantem a eficiência necessária para desinfetar e eliminar os possíveis germes que contaminam e trazem doenças.
 
Porque escolher o purificador de água
 
Enquanto os filtros apenas conseguem eliminar a turbidez da água, ou seja, os materiais em suspensão, como vegetais, terra, resíduos de tratamento, ferro e poeira, ele não elimina as contaminações por micro-organismos. Por sua vez, os purificadores conseguem filtrar e trazer uma ação desinfetante contra esses micro-organismos.
 
Os modelos de purificadores devem agir na água potável e previamente tratada, ou seja, aquela que já vem das redes de abastecimento. Apesar dessa água já sair da estação de tratamento mais limpa, ela recebe uma grande quantidade de cloro para que ela não seja contaminada por detritos e bactérias presentes, seja na tubulação ou nas caixas d’água. Quando passa pelos purificadores, eles conseguem retirar quaisquer detritos físicos e também o excesso de cloro e outros metais pesados, assim como os maus odores, que acabam contaminando a água.
 
O que analisar no momento de escolher seu purificador
 
É muito importante escolher seu purificador de água com qualidade e eficiência. Além de buscar uma certificação de qualidade, como a certificação do Inmetro, é necessário também ficar atento ao que será feito do aparelho. Isto porque de acordo com a quantidade de pessoas que moram na mesma casa, por exemplo, pode ser que ele não apresente o desempenho esperado no resfriamento da água.
 
Os purificadores com compressor conseguem economizar ainda mais energia, ao mesmo tempo em que conseguem gelar a água em uma temperatura aproximada de 10º a 12º C, independente de qual seja a temperatura ambiente.
 
Manutenção deve ser feita com frequência
 
Além de comprar um produto de qualidade, você também precisa dedicar os cuidados necessários para que o seu aparelho funcione adequadamente. Os filtros devem ser trocados a cada seis meses, ou no prazo máximo de um ano, de acordo com a potência do aparelho.
 
O sistema hidráulico também deve passar por uma limpeza, deixando-os mais higienizados, com a ajuda de um profissional a cada seis meses. Os canos mais antigos, principalmente os de ferro, devem ser substituídos por tubulações mais recentes e higiênicas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet