Notícias / Justiça

20/07/16 às 16:12

PRIORIDADE POR CONCURSADO - Desembargador atende pedido da Procuradoria do Estado e suspende liminar

Comunicação Apromat

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O desembargador da Terceira Câmara Cível, Márcio Vidal atendeu o pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT) e suspendeu a liminar que obrigava o Estado de Mato Grosso a nomear um defensor público para a Comarca de Nova Monte Verde (920 km de Cuiabá).

Segundo o Procurador do Estado Diego de Maman Dorigatti, a PGE demonstrou que a Defensoria Pública está adotando as medidas cabíveis para suprir a falta de defensores no interior. “Não existe omissão por parte do Estado que justifique a intervenção do Judiciário neste caso, pois há um concurso público para defensor público em andamento”, avaliou.

A PGE também argumentou que a Defensoria Pública tem autonomia financeira, administrativa e orçamentária, o que não dá ao Poder Executivo competência para efetivar remoções, lotações ou transferência de servidores ou membros daquele órgão. 

Ainda de acordo com a decisão do desembargador, “ficou demonstrada a possibilidade de dano grave e de difícil reparação ao erário público, uma vez que a medida de urgência, da forma como fora determinada, pode impactar no orçamento do Estado de Mato Grosso e, afrontar, diretamente, a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual e a liminar determinava que o Governo do Estado deveria nomear o defensor público no prazo de 30 dias. Em caso de descumprimento, seria aplicada multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet