Notícias / Cultura

18/07/16 às 22:06 / Atualizada: 18/07/16 às 22:16

Ribeirão Cascalheira - Cena Onze encena a vida de Dom Pedro Casaldáliga

O grupo se apresentou nesta sexta-feira em Ribeirão Cascalheira

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Ribeirão Cascalheira - Cena Onze encena a vida de Dom Pedro Casaldáliga

Ensaio geral Igreja dos Mártires em Ribeirão Cascalheira

Foto: Assessoria

Teatro - A Cia Cena Onze de Teatro esteve na cidade de Ribeirão Cascalheira, interior de Mato Grosso, onde apresentou a peça "Fica, Pedro!" no evento da Romaria dos Mártires, da igreja São Batista Belém, nesta sexta-feira (15).

A peça trata-se de um libelo dramático, assim intitulado por se tratar da acusação e defesa simbólica do personagem Dom Pedro Casaldáliga, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, que devido a sua aposentadoria compulsória precisou abandonar a casa, o seu espaço ecumênico. Essa decisão foi tomada por seus superiores hierárquicos mediante a alegação de que essa transferência seria necessária para não constranger o novo bispo que havia sido nomeado para substituí-lo.

A história a ser contada ganha ainda mais vida com a presença dos personagens índios, de diversas etnias, negros subjugados e desrespeitados pela cor da pele, posseiros e peões, historicamente perseguidos e muitas vezes assassinados pela força injusta do latifúndio.

Na ocasião, os autores da peça, Luis Carlos Ribeiro e Flávio Ferreira, fizeram o lançamento nacional do livro de mesmo nome, "Fica, Pedro!", que retrata a vida de Casaldáliga em imagens marcantes, falas escritas e encenadas por meio do teatro, e os momentos mais marcantes e emocionantes do histórico bispo de São Félix do Araguaia.

São parceiros da iniciativa: Acrismat, Colégio Master, Livraria Janina, Cuiabá Music, AMAD, OAB-MT, STETTCR, Museu Histórico de Mato Grosso, Governo do Estado de Mato Grosso - por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e Yod Comunicação Integrada.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet