Notícias / Policial

15/07/16 às 15:00 / Atualizada: 15/07/16 às 15:09

Piranhas (GO) - Autônomo se passa por procurador e prefeito na web para obter cartões

Segundo a polícia, ele confessou o crime após ser preso, em Piranhas, GO. Ele colhia dados das vítimas para aplicar o golpe; prejuízo é de R$ 30 mil.

Sílvio Túlio Do G1 GO

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Piranhas (GO) - Autônomo se passa por procurador e prefeito na web para obter cartões

Vinícius se passava por figuras públicas para obter cartões de crédito

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um autônomo foi preso nesta quinta-feira (14) suspeito de aplicar um golpe no qual se passava por figuras públicas para requisitar cartões de créditos às operadoras via internet. Segundo a Polícia Civil, Vinícius Portilho Silva, de 30 anos, foi detido em Piranhas, no sudeste de Goiás e teria usado o nome do procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado, e do prefeito de São Simão, Márcio Barbosa Vasconcelos (PMDB) para fazer as solicitações.

A ação que culminou com a prisão dele foi realizada pela polícia em conjunto com o MP. Segundo o delegado Ramon Queiroz, responsável pelo caso, o suspeito confessou o crime. Na casa dele, foram encontrados três cartões nos nomes do procurador, do prefeito e de um advogado.
 
"Pela internet, ele obtia, além do nome, dados como CPF e nome da mãe das vítimas. Em seguida, também via web, ele enviava uma proposta à operadora requerendo o cartão. Quando a tarjeta chegava, ele a usava comprando em lojas virtuais. A suspeita é que o prejuízo seja de cerca de R$ 30 mil", disse o delegado ao G1.

Queiroz afirmou ainda que Vinícius admitiu ainda que boa parte dos eletrodomésticos que haviam na casa foram adquiridos através do golpe. Todos eles foram apreendidos. A polícia apurou ainda que o autônomo praticava o crime há cerca de um ano e que a primeira vítima dele foi o próprio pai.

Vinícius foi indiciado por estelionato. Se for condenando, pode pegar uma pena que varia de 1 a 5 anos de prisão.

Tentativas de clonagem

Em nota enviada ao G1, o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) informou que o procurador vinha sofrendo ataques virtuais com tentativa de clonagem de cartões há dois meses. Uma das operadoras o contatou e ele informou não ter solicitado o serviço.

A empresa então passou os dados de Vinícius para Machado, que acionou o Centro de Inteligência do MP. O caso foi então relatado à polícia, que procedeu com a prisão do suspeito. 

O G1 entrou em contato com a prefeitura de São Simão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
 
Autônomo se passa por procurador e prefeito na web para obter cartões em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Cartões de crédito nos nomes de prefeito e de procurador foram apreendidos
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet