Notícias / Saúde

14/07/16 às 10:25

Confira dicas de alongamento para evitar a temida dor nas costas

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 20% da população mundial não sofrerá ao menos duas crises de dores nas costas durante toda a vida. Essas dores podem ter origens distintas, tendo como fatores mais recorrentes a má postura ao sentar e ao dormir, a falta de exercícios físicos e o uso excessivo e irrestrito da coluna, causando tensões e mal jeito.
 
A primeira dica é a prática constante de exercícios físicos para manter a saúde da coluna e evitar dores demasiadas nos músculos que compõem as costas. Segundo especialistas, os exercícios físicos não só fortalecem os músculos que sustentam as partes cartilaginosas e ósseas da coluna, mas também ajudam a alongar as estruturas que porventura passem tempo demais em uma única posição.
 
Os exercícios físicos auxiliam não só na prevenção das dores nas costas – pois possibilitam o alongamento e o fortalecimento dos músculos da região – mas também ajudam a tratar dores já instauradas. Segundo especialistas, a fisioterapia local da coluna, os alongamentos e os exercícios físicos são aliados no tratamento das dores. Isso porque as estruturas óssea, de ligamentos e da musculatura possuem muitas responsabilidades no corpo humano, e situações de extrema tensão podem prejudicar o bom funcionamento do organismo. Os exercícios auxiliam no fortalecimento e relaxamento de tais áreas.
 
Outro momento recorrente de dor nas costas é ao acordar e a maior culpada é a postura inadequada durante o sono. Segundo especialistas, a dica é se atentar para qual a postura em que você constantemente se coloca para dormir, e também, tentar lembrar em que posição acorda.
 
O indicado é ter um travesseiro de altura adequada para posicionar a cabeça, que preencha a lacuna entre o pescoço e o ombro. Deitar de lado, nesse caso, é o mais indicado, posicionando o cotovelo numa altura média, colocando um travesseiro entre os joelhos e abraçando outro com o braço que não está diretamente em contato com o colchão.
 
A outra postura adequada é a de barriga para cima. Nessa posição, a pessoa deve posicionar um travesseiro na parte de trás dos joelhos, apoiando-os, enquanto as mãos devem estar apoiadas na parte inferior do tórax. A posição de bruços, ou de barriga para baixo é contraindicada em qualquer caso, pois não configura nenhum tipo de suporte para as estruturas ósseas e força a coluna, causando maiores dores e complicações.
 
Além da posição de dormir, é muito importante atentar para a qualidade do seu colchão. Na hora de escolher o modelo, certifique-se que ele atende à suas necessidades, observando o material e a densidade.
 
A região da coluna e seus cuidados
 
A coluna é divida em três regiões principais com características específicas e, portanto, com diferentes indicações para o tratamento e a prevenção de dores. As dores na região da lombar, por exemplo, são as mais comuns e geralmente decorrentes da má postura e do carregamento excessivo de peso. As dores nessa região usualmente são de característica muscular, sendo mais facilmente tratadas.
 
As dores cervicais também são recorrentes e geralmente causadas pelo uso excessivo de smartphones, ou por trabalhar muito em mesas de escritório e com computadores. A cervical é a parte mais flexível da coluna, aquela parte que envolve o pescoço e regiões um pouco abaixo deste. As dores dessa natureza geralmente se iniciam no pescoço e irradiam para os braços. A dica é tratar com fisioterapia de relaxamento e medicamentos anti stress.
 
A região torácica (entre a cervical e a lombar) é a menos comum no que se refere a dores e complicações. Os desconfortos nessa região são comuns em pessoas obesas e grávidas, pois nesses casos o centro de gravidade corpóreo é deslocado. Para equilibrar o peso corporal desses indivíduos – que geralmente se concentra na região da barriga –, o organismo deposita todo o peso na região posterior, gerando as dores torácicas que podem irradiar para as costelas.
 
Nesse caso, a indicação é o tratamento com alongamentos e medicamentos, sempre procurando a ajuda de um profissional adequado, seja um médico ou um fisioterapeuta.
 
Dicas de alongamento para evitar a dor nas costas
 
A maioria das dores nas costas pode ser prevenida ou tratada através de exercícios de alongamento. Por isso, separamos algumas dica de alongamento para você colocar em prática e evitar que as dores na coluna  te atinjam no dia a dia.
 
  • Deitado em posição reta, puxe uma perna de cada vez contra o tórax através do joelho e segure por cerca de trinta segundos, até sentir os músculos de toda a região sendo contraídos, e um alongamento da cadeia posterior da coluna. Repita o exercício por cerca de dez vezes e depois repita puxando as duas pernas ao mesmo tempo.
 
  • Utilize um lençol ou toalha para puxar a parte solar do pé, posicionando a perna de maneira ereta e sustentando por trinta segundos cada uma das pernas.
     
  • Ainda deitado, flexione a perna esquerda e apoie o pé direito no joelho esquerdo. Segure a parte posterior da coxa com as duas mãos puxe em direção ao tórax, sustentando por trinta segundos e trocando as pernas ao final de cada sessão.
     
  • Agora na posição sentada, abaixe a cabeça e faça pressão com as mãos no sentido de abaixar ainda mais o crânio. Mantenha os cotovelos alinhados e tente aproximá-los o máximo possível.
     
  • Sustente a cabeça tracionada na lateral puxando com uma mão em direção ao ombro. Sustente a posição por trinta segundos e troque de lado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet