Notícias / Eleições

13/07/16 às 19:06

Aplicativo Pardal recebe quase 800 denúncias contra pré-candidatos de MT

Assessoria TRE

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Aplicativo Pardal recebe quase 800 denúncias contra pré-candidatos de MT

Desembargadora Maria Helena Póvoas

Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu, somente neste ano, 776 denúncias contra pré-candidatos, enviadas pelos eleitores por meio do aplicativo Pardal. A esmagadora maioria das denúncias trata de propaganda eleitoral antecipada, mas há também casos de uso da estrutura pública em benefício de pré-candidatos. Do total de denúncias, 143 foram registradas em Cuiabá, 123 em Várzea Grande, 58 em Tangará, 48 em Sinop. As demais são dos outros municípios do Estado. Todas as denúncias foram ou estão sendo devidamente apuradas.

"O Pardal é um instrumento poderoso de controle social à disposição da sociedade. Não apenas a propaganda irregular pode ser denunciada pelo aplicativo, mas também os casos de crimes eleitorais, como compra de votos. Mas é preciso enviar o máximo possível de informações, de preferência acompanhadas de provas como vídeo, foto ou áudio”, disse a desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Como denunciar

Para enviar conteúdo por meio do aplicativo Pardal, é necessário que o cidadão baixe a ferramenta pela loja virtual Play Store no smartphone com sistema Android ou diretamente no site www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal.

As denúncias também podem ser feitas na Ouvidoria, pelo telefone: 0800 647 8191 ou pessoalmente, no cartório eleitoral.

Todas as denúncias, anônimas ou não, são recebidas pela Ouvidoria Eleitoral do Estado de Mato Grosso, que encaminha os conteúdos ao Juízo competente para apurar as irregularidades.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet