Notícias / Governo de MT

13/07/16 às 16:04

Primeira-dama destaca importância de voluntários na Caravana da Transformação

Julia Oviedo | NAV - Fotos: Junior Silgueiro/Gcom-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Primeira-dama destaca importância de voluntários na Caravana da Transformação

Foto: Assessoria

A Caravana da Transformação, que já teve início no município de Barra do Bugres, passou a contar com o reforço de 170 voluntários que receberam certificados de participação no curso de formação promovido pela Defesa Civil, em parceria com o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV).

Presente na cerimônia de entrega dos certificados, realizada na noite desta terça-feira (12.07), a primeira-dama do Estado e coordenadora do NAV, Samira Martins, agradeceu a dedicação de cada um dos alunos. “O trabalho voluntário não é pago porque não tem preço. Tenho certeza que estas pessoas que buscam atendimento não vão esquecer o rosto de cada um de vocês”.

Samira, que também é voluntária no Governo do Estado, aproveitou a oportunidade para destacar as principais ações e projetos desenvolvidos pelo NAV, entre eles a Cidade da Saúde, Natal Pra Todos, Auto da Paixão e Casamento Social. “Como o NAV está criando uma rede de voluntários, queremos aproveitar para cadastrar cada um de vocês para futuras ações no município”, explicou.

Os voluntários atuarão no primeiro atendimento à população, que é a recepção, auxílio no cadastramento e triagem, além de orientar e conduzir os atendidos no local do evento, Parque de Exposições Deputado Renê Barbour. Assim, os 170 formandos serão divididos em grupos de trabalho, que se revezarão ao longo dos dias de programação.

Quem ficou animado com a oportunidade foi Luis Carlos Mariano, de 53 anos. O vigilante noturno sempre gostou de ajudar as pessoas e não consegue ficar parado, mesmo nos dias de folga do trabalho. O mais novo voluntário da Caravana da Transformação usará o tempo livre em benefício de sua cidade. “Agora eu sou voluntário e estamos aí para ajudar no que precisar”, disse, todo orgulhoso.

O curso

Com uma carga horária de 12 horas-aula, o curso foi dividido em quatro módulos: primeiros socorros, noções de combate a incêndio, noções de Defesa Civil e noções de voluntariado. Três turmas foram formadas durante três dias de atividade.

De acordo com o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Abadio José da Cunha Júnior, o curso de voluntários também é um ganho para o município, já que os formandos estão aptos a lidar com situações de emergência. Além disso, a formação pode ser um diferencial no mercado de trabalho. “Muitas empresas se interessam por profissionais que podem comprovar que atuam no trabalho voluntário”.

Já o secretário municipal de Saúde, Egberto de Barros, fez questão de lembrar o quanto a ação dos voluntários contribuirá com o bem-estar da população do município. “Não existe saúde se não houver a participação da sociedade”. 
  • Primeira-dama destaca importância de voluntários na Caravana da Transformação
  • Primeira-dama destaca importância de voluntários na Caravana da Transformação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet