Notícias / Educação

12/07/16 às 22:56

Professores mantêm greve que já dura 43 dias

Patrícia Helena Dorileo-- Gazeta Digital

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Professores mantêm greve que já dura 43 dias

Foto: A Gazeta

Após uma assembleia geral de mais de 3 horas, os servidores da educação do Estado decidiram manter a greve que ultrapassa os 40 dias. Grevistas não aceitam a proposta feita pelo governo.

“Houve um avanço parcial. Das 3 reivindicações feitas, a única proposta concreta é em relação aos concursos, cujo calendário foi apresentado. Mas, a categoria entende que a suspensão parcial das Parcerias Público-Privadas e o pacote de serviços apresentado pelo governo não resolve o problema. Aquele pacote de serviços tem sim impacto direto na autonomia da escola, portanto a decisão da categoria é pela suspensão integral do edital” avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), Henrique Lopes.

Ainda defendem um cronograma para as conferências de debate sobre as PPPs, para que a população participe da discussão.

A questão da Revisão Geral Anual (RGA), cujo pagamento foi aprovado em apenas 7,36% pela Assembleia Legislativa, e parecia estar resolvida, não está. “Essa percentagem de recomposição salarial não atinge a integralidade do piso dos trabalhadores que é de R$2.331”, explica Lopes, que complementa dizendo que a categoria deseja que o piso seja integralizado até a próxima data base. Esta é a contraproposta que seja apresentada pelo Sintep-MT ao governo do Estado.

Os professorem mantêm o acampamento na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O objetivo é que protocolem documento com a contraproposta o mais breve possível e aguardarão resposta da Seduc para avaliação na próxima assembléia geral, pré-marcada para terça-feira que vem(19).

Caso não tenham resposta, realizarão um ato público na sexta-feira (15).

Além do Sintep-MT, mantêm a greve a ADUNEMAT e o SINTESMAT, ambos dos servidores da Unemat. Juntas, representam mais de 50 mil servidores públicos estaduais, ou seja, 55% dos trabalhadores do Executivo mato-grossense.

As demais categorias que compõem o Fórum Sindical estão com a greve suspensa ou fora.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet