Notícias / Notícias Gerais

24/07/15 às 18:49

Sem banho frio! Conheça as principais características de cada tipo de aquecedor

Aileen Rosik

Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Seja para relaxar, cantar ou acordar, não existe nada melhor do que um banho. No inverno, a água quentinha deixa o momento ainda melhor. Tão importante quanto um bom chuveiro e a pressão da água, a temperatura da água é fundamental para garantir um banho gostoso. Para isso, é fundamental conhecer os tipos de aquecedores e descobrir o que mais se adequa a sua residência.
 
Mostramos abaixo os modelos mais comuns e as vantagens de cada um deles para você escolher o que mais combina com sua casa. Confira!
 
Chuveiro elétrico
De fácil instalação, esse tipo de chuveiro atua como um aquecedor elétrico de passagem, pois aquece a água vai aquecendo a medida em que desce pelo chuveiro ligado. Alguns modelos contam com sistema de regulagem de temperatura para garantir um banho mais confortável. Por ser elétrico, é necessário verificar se a caixa de luz da residência possui um disjuntor que suporte a demanda energética do aparelho.
 
Boiler elétrico
Como o anterior, o boiler elétrico faz uso da eletricidade para esquentar a água. No entanto, ele trabalha com um sistema de acumulação, que armazena a água aquecida em vez de só liberá-la imediatamente (saiba mais aqui). A maioria dos modelos apresenta tamanhos variados, sendo importante conferir o quanto de água se costuma gastar na residência para calcular o mais adequado à sua casa.
 
 
Aquecedor à gás
Funciona basicamente da mesma maneira que os outros dois anteriores, com a diferença que não precisa de energia elétrica. Seu aquecimento é feito a partir de gás natural (o gás encanado) ou GLP (botijão), então vale conferir com qual deles o chuveiro funciona. Além disso, o imóvel deve ter uma pressão de água de no mínimo 5 MCA para que o sistema funcione corretamente. Caso não haja, será preciso instalar um pressurizador para garantir o desempenho.
 
Aquecedor solar
Um sistema de energia alternativa que também pode esquentar a água. Sua instalação é mais complicada e cara, além da casa precisar receber uma grande incidência dos raios solares por muito tempo para poder funcionar adequadamente. Em compensação, não haverá futuros gastos financeiros com energia. Pode-se adotar um sistema híbrido com energia solar e elétrica para o aquecimento da água, que evitará desperdício e garantirá água quente.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet