Notícias / Agronegócios

12/07/16 às 15:28

Associação Girolando celebra 20 anos de homologação da raça em evento histórico

Evolução da Megaleite é comprovada com recordes de público e movimentação

Gustavo Ribeiro - Berrante Comunicação

Imprimir Enviar para um amigo
Associação Girolando celebra 20 anos de homologação da raça em evento histórico

Capitu - Campeã Torneio Leiteiro Girolando

No início, a mudança da maior exposição da raça, de Uberaba para Belo Horizonte, foi contestada, mas a iniciativa arrojada da nova diretoria da entidade resultou em recordes de público e de movimentação.
 
A vontade de fazer a feira itinerante já era antiga, no entanto a oportunidade de tornar esse anseio numa realidade só chegou com o apoio da maior parte dos associados e parcerias de entidades públicas e privadas.
 
O sucesso da exposição comprovou-se por números e sentimento, tanto para quem nela investiu, como para quem apenas a visitou. Uma das participações foi da criadora e expositora Mila Laurindo Carvalho e Campos, proprietária da Fazenda Recreio, em São Jose de Ubá (RJ).
 
Segundo Mila, foi uma imensa satisfação a participação no evento, superando todas as expectativas. "A Megaleite levou para a capital mineira um clima de muito aconchego - com a presença de pessoas do país inteiro e do exterior - e esse momento favoreceu a apresentação do nosso trabalho, além de, claro, a comercialização". A criadora participou da feira com animais campeões de várias categorias, com destaque para o campeão Touro Jovem - Jupiter FR Recreio -, filho do touro Leop, um dos destaques da bateria CRI Genética.
 
Para o criador baiano de Gir Leiteiro e Girolando, Francisco Peltier, a Megaleite mostrou a força do setor agropecuário. “O Brasil vem enfrentando uma crise política e econômica e, mesmo assim, nós continuamos investindo no agronegócio, aumentando a produtividade no campo e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país”, completa.
 
 Desde a decoração minimalista das áreas de convivência até a disposição dos estandes dentro do parque, o ambiente privilegiou a interação e os bons negócios. “Foi grande a alegria ao participar deste evento. Durante a Megaleite recebemos os nossos clientes e amigos, permitindo o fechamento de importantes negócios e adição de novos contatos. O sucesso da feira garantiu um excelente resultado final para a CRI Genética, superando as nossas expectativas”, comemorou o gerente de Produto Leite da CRI Brasil Bruno Scarpa Nilo.
 
PATAMARES MAIS ALTOS
 
Foram mais de 75 mil visitantes, de todas as partes do país, incluindo comitivas internacionais, para prestigiar, durante seis dias, o evento que representou o tamanho da pecuária de Minas, o Estado que mais produz leite no Brasil atualmente.
 
Em faturamento de leilões e shoppings de embriões, o movimento registrado foi de R$4.142.300,00. Foram 1400 animais inscritos, de mais de 240 expositores, sendo a maior parte formada por criadores de Girolando.
 
A raça que mais cresce na pecuária de leite tropical é o Girolando, e tal afirmação se alicerça em resultados. Como afirma Adilvar Cardozo, professor do IFTM Uberaba e consultor da G&C consultoria (empresa preparadora de animais de alto desempenho). “Seja no corte ou no leite, o cruzamento tem demonstrado cada vez mais consistência funcional para o aumento de produção, com custos mais vantajosos em condições tropicais”.
 
O trabalho de melhoramento é minucioso e exigente, tendo no 5/8 o grau de sangue ideal, o chamado PS (puro sintético). A evolução da raça se evidencia nos currais das fazenda e obrigatoriamente passa pelo palco da Megaleite, em que se tem a oportunidade de encontrar novas referências genéticas. No torneio leiteiro, foram batidos três recordes, e a maior produção ficou justamente para o grau de sangue 5/8 - com média diária de 90,180kg/leite.
 
Como esperado, a Megaleite 2016 marca a trajetória ascendente da pecuária brasileira e especialmente do Girolando. Além de celebrar os 20 anos de homologação da raça, deixou claro que havia a necessidade de mudança. Os resultados são a comprovação dessa decisão assertiva. Para o próximo ano, o evento promete ser ainda melhor, mas o fato é que feira cresceu, inovou e evoluiu, colocando o Girolando e a pecuária leiteira em lugar de destaque, gerando mais negócios e maior visibilidade para o setor.
  • Associação Girolando celebra 20 anos de homologação da raça em evento histórico
  • Associação Girolando celebra 20 anos de homologação da raça em evento histórico

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet