Notícias / Nacional

12/07/16 às 11:53

Revalidação de diplomas de Medicina será discutido na Câmara

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Câmara dos Deputados vai discutir hoje (12), em audiência pública, na Comissão de Educação, a situação da atual da demanda por revalidação de diplomas de Medicina obtidos no exterior e, o processo e andamento do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Estrangeiros (Revalida), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O deputado federal mato-grossense, Ezequiel Fonseca (PP) evidencia a necessidade de se discutir o problema no Congresso Nacional. 
 
Segundo ele, a situação enfrentada por médicos brasileiros formados em faculdades no exterior é complexo e antigo. O progressista leva em consideração um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) que aponta a falta de médicos como o principal problema do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, outra questão impactante é a oferta de empresas privadas a esses profissionais diminuindo a oferta do SUS. 
 
Ele acredita que as universidades devem abrir as portas tanto para os estudantes quanto aos que já fizeram o curso, para que tenham seus diplomas reconhecidos. "A verdade é que nós temos 20 mil estudantes distribuídos pela Bolívia além dos que já possuem o diploma, e esse é um problema sério, emergencial devido a escassez de médicos, um dos motivos para que seja definitivamente resolvido, são anos de discussão, deve-se finalmente chegar a um consenso". 
 
A audiência pública será realizada a partir das 14 horas e vai contar a com a presença do conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) Luiz Roberto Cury; a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini; a diretora substituta de Avaliação da Educação Superior do Inep, Sueli Macedo Silveira; o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima; o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal; e a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior (Andifes); Maria Lucia Cavalli Neder. 
 
Atualmente, um profissional formado no exterior só poderá exercer a profissão de médico no Brasil após o exame Revalida ou por meio do Programa Mais Médicos, entretanto, a Bolívia, onde se encontra o maior número de estudantes e médicos brasileiros não se encaixam nos critérios devido o baixo número de profissionais por habitantes. Nesse caso, as universidades apenas ficam aptas a promover intercambio ou receber transferência de alunos, desde que esteja no final do curso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet