Notícias / Esportes

24/07/15 às 17:07

Fenômeno: Tenista mato-grossense mantém 4ª posição no ranking nacional com dificuldades

Em Mato Grosso, Richard, de 12 anos, lidera a 2ª Classe adulta contra tenistas com idade média de 30,4 anos.

Junior Martins / FMTT

Imprimir Enviar para um amigo
Um dos atletas prodígio do tênis mato-grossense, Richard Gama, aos 12 anos de idade, vive intensa rotina de treinos para manter a quarta posição no ranking nacional, na categoria 12 anos, e ainda conseguir avançar. Mesmo com obstáculos extras provenientes de dificuldades financeiras. Competindo com oponentes que participam de todos os torneios nacionais, acumulando pontos em cada um deles, Richard precisa escolher um número limitado para disputar, pois os recursos disponíveis não permitem que entre em todos.

De acordo com o técnico e pai do tenista, Emerson Sousa, o garoto já disputou 63 partidas e obteve 51 vitórias só neste ano. O que significa aproveitamento de 80,95%. Dados disponíveis no ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). No qual são contabilizados apenas os jogos oficiais dos torneios nacionais. Segundo Emerson, agora o menino está em preparação para três etapas nacionais e também para a 4ª etapa do Circuito Mato-grossense de Tênis, que é organizado pela Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT).

“Richard começou a praticar tênis aos 6 anos. Confesso que, como fui atleta da modalidade e sou professor nela, acabei sendo a influência para que ele também iniciasse no tênis. Desde quando ainda estava na barriga da mãe já queria ver ele como tenista. Hoje só há um garoto, na categoria de 12 anos, que ainda é tecnicamente melhor que ele. E esse menino está na 1ª posição do ranking nacional. O Richard só não está melhor colocado por não conseguir participar de todos os torneios. Quanto mais jogar, mais pode pontuar”, lamenta o protetor.

O progenitor conta que possui uma verba anual, procedente da iniciativa privada, para participar das competições. Disse que esse investimento permite participar de um número específico de torneios, mas não de todos. E que por isso precisam escolher quais participar. Diz ser grato pelo que está sendo investido no filhote, mas lamenta a falta de investimento por parte do governo. E que têm tentando obter mais apoios para que o leque de possibilidades do possa aumentar. O que traria mais resultados para o esporte de Mato Grosso.

Para o menino prodígio, o Richard, que está alheio aos bastidores do esporte, as únicas preocupações ou prazeres são estudar, treinar e vencer. Segundo ele, “Meu pai cuida de tudo. Não me preocupo com a metodologia de treinamento e nem com os custos das viagens. Ele é o responsável por tudo isso. Apenas gosto de jogar e tenho foco em conquistar vitórias dentro de quadra. Quero ser tenista profissional”. Ao Emerson recai a batalha diária para viabilizar os sonhos do jovem mato-grossense.

Circuito MT

A quarta etapa do Circuito Mato-grossense de Tênis, fase Silver Cup, será realizada de 10 a 23 de agosto, paralelamente em vários clubes e cidades de Mato Grosso. Dentro do estado Richard compete na categoria adulto 2ª Classe, o que não contabiliza pontos para o ranking nacional de 12 anos. Mas as disputas com tenistas mais velhos e experientes servem como preparação para as partidas nacionais. E as três etapas nacionais serão em agosto e depois em setembro e dezembro.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet