Notícias / Meio Ambiente

07/07/16 às 09:43

ISA firma parceria com recém inaugurado Centro de Atenção Psicossocial de Canarana

Rafael Govari – ISA

Imprimir Enviar para um amigo
ISA firma parceria com recém inaugurado Centro de Atenção Psicossocial de Canarana

Instituto Socioambiental prestará auxílio técnico levando sua experiência na área ambiental nas atividades de reabilitação de pessoas com problema psíquicos e dependência química

Foto: Paulo Rodrigues – JOP

O Instituto Socioambiental é parceiro do recém inaugurado Centro de Atenção Psicossocial de Canarana, o CAPS Recriar. A inauguração aconteceu no dia 16 de junho. O Centro irá atender pessoas com transtornos mentais e também dependentes químicos. A coordenação é da Secretaria Municipal de Saúde.

Os CAPS têm como objetivo apoiar essas pessoas em suas iniciativas de busca pela autonomia. Apresentam como característica principal, estimular a integração dos usuários a um ambiente social e cultural concreto, promovendo sua reabilitação psicossocial. É um serviço estratégico na concretização da atual política de Saúde Mental do Brasil, que pretende oferecer uma rede de serviços substitutiva aos hospitais psiquiátricos.

No CAPS de Canarana, o paciente-usuário será atendido por uma equipe multiprofissional composta por médico clínico, enfermeira, psicóloga, assistente social, educadora física e instrutor de violão. Além destes profissionais, já foi firmada parceria com o ISA (Instituto Socioambiental) que irá auxiliar em algumas atividades relacionadas à área ambiental. O CAPS ainda contará com o auxílio direto de toda uma equipe de técnicos e auxiliares.

A coordenadora do CAPS Recriar de Canarana, a psicóloga Josiane Pörsch, disse: “Escolhemos o nome Recriar, pois nosso maior objetivo será possibilitar que as pessoas com transtornos mentais severos, bem como aquelas que desestruturaram suas vidas através da dependência química, possam recriar um novo conceito sobre si mesmos, transformarem seu modo de vida, recriar uma nova história para si e para suas famílias”.

Heber Queiroz, representando o ISA, participou da inauguração do CAPS de Canarana. Ele disse que a participação do Instituto Socioambiental no projeto faz parte da capilarização (distribuição) das ações nas comunidades onde a organização está inserida. “Como o próprio nome já diz, socioambiental escrito junto é de forma proposital para demonstrar que as ações com as pessoas e o meio ambiente devem ser feitas de maneira conjunta”, disse.

O ISA possui um escritório em Canarana e desenvolve projetos na área socioambiental em toda a região Xingu Araguaia, possuindo uma grande expertise na área de reflorestamento de áreas degradadas. Para colocar em prática os projetos na área ambiental, nos últimos anos o Instituto Socioambiental tem se aproximado das diversas classes que formam as comunidades locais, formando parcerias com e entre os atores que moram na região.

A parceria com o recém criado CAPS é mais um apoio que o ISA traz para a comunidade de Canarana, auxiliando através de suporte técnico na área ambiental, os profissionais que trabalharão com os pacientes atendidos pelo centro. Heber Queiroz explicou que as atividades poderão ir além de oficinas com horta e jardinagem, alcançando, por exemplo, trabalhos como os SAFs (Sistemas Agroflorestais), coleta de sementes e outras atividades realizadas pelo ISA e seus parceiros na região Xingu Araguaia.

DSC01209
Espaço é próprio para atender pessoas com problemas psíquicos e dependência química

DSC01170
Autoridades e comunidade acompanharam a inauguração do Centro
 
 
 
Sitevip Internet