Notícias / Saúde

03/07/16 às 13:12

Após decreto de Michel Temer, 12 vidas são salvas graças ao transporte de órgãos da FAB

Aeronáutica faz o transporte de órgãos desde junho, quando o governo interino do Brasil, Michel Temer, assinou o decreto nº 8.783.

br.blastingnews.com

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Após decreto de Michel Temer, 12 vidas são salvas graças ao transporte de órgãos da FAB

Decreto de Michel Temer já salvou 12 vidas

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Nesta sexta-feira, 1º, foi divulgado o número de vidas salvas em menos de trinta dias, desde que Michel Temer assinou o decreto nº 8.783. A partir desse decreto, que tem força de lei, a FAB trabalha em conjunto com as centrais de transplante de órgãos do Brasil, agilizando o processo e permitindo que mais vidas sejam salvas.

Segundo Ana Paula Silva das Neves, que é coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, antes do decreto, as centrais e hospitais chegaram a perder diversas doações de órgãos, pois não tinha como ou quem transportá-los até a cidade ou estado onde o paciente que necessitava de um transplante se encontrava.

Ana Paula também afirma que já existia um termo de cooperação entre a Aeronáutica e a CNT (Central Nacional de Transplantes), mas que nem sempre o transporte era possível, pois carecia de uma autorização das Força Aérea Brasileira.
 
O decreto de Temer
O presidente interino do Brasil decidiu assinar o decreto nº 8.783, no dia 7 de junho desse ano, pois soube que não haviam aeronaves para realizar o transporte de órgãos para outro estado. Michel se sensibilizou com uma matéria do 'O Globo' que falava sobre o assunto. Temer então anunciou o decreto, afirmou que saúde é vida e que, a partir daquele momento, não haveria mais uma deficiência no sistema de transporte de órgãos.
 
 
Determinações expressas no documento
No teor do decreto, o presidente determinou que a FAB é obrigada a manter um avião em solo para atendimento de casos de transplante de órgãos e tecidos humanos para qualquer lugar do país.
Em caso de urgência, a aeronave da Força Aérea Brasileira também realizará o transporte de pacientes que necessitem da cirurgia de transplante de órgão. Atualmente, doze pessoas foram salvas com o transplante de órgãos transportados de um estado para o outro, através de um avião oficial.

Os transplantes são destinados a pacientes que estejam aguardando atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), seja na fila de espera, ou em casos extremos de urgência.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet