Notícias / Policial

01/07/16 às 15:09 / Atualizada: 02/07/16 às 11:31

Operação Férias Turista Seguro começa nesta sexta no estado de Goiás

Goiás Agora

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Com o objetivo de garantir a segurança dos turistas nos principais balneários de Goiás durante o mês de julho, o Corpo de Bombeiros lançou nesta sexta-feira, dia 1º, a 42ª Operação Férias Turista Seguro. A partir desta data, o efetivo estará nos balneários, em especial no Rio Araguaia, para evitar mortes por afogamento. O comandante da Operação Férias Turista Seguro será o tenente-coronel Anderson Cirino.
 
IMG_0633O foco principal da Operação neste ano será no uso do colete salva-vidas, que é o principal equipamento de segurança aquática. Um bom colete deve oferecer modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste eficientes.

O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Há mais de quatro décadas, o Corpo de Bombeiros faz todo ano a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho. São mais de 200 quilômetros ao longo do Araguaia e seus afluentes.
 
OF2Araguaia

O Rio Araguaia é o maior polo turístico de Goiás nesta época do ano. Durante a temporada, são esperados mais de um milhão de turistas somente em Aruanã, segundo dados da Prefeitura. “Todo o esforço institucional está sendo realizado para evitar tragédias, sobretudo no período de férias escolares. Desde o mês de fevereiro, o Corpo de Bombeiros tem realizado palestras e demonstrações nas escolas em todo o Estado, com ações preventivas que já atingiram mais de 20 mil crianças”, explica o comandante da Operação.

Serão realizados trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores, nas praias ao longo do rio, além de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.

Postos

Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luís Alves. A 42ª Operação Férias Turista Seguro contará, como sempre, com um Posto de Comando em Aruanã. O local oferece ótimas instalações e tecnologias para concentrar as informações referentes à Operação e acolher os veículos de comunicação. Haverá também um posto avançado em Alto Paraíso de Goiás, outro ponto muito procurado por turistas durante as férias.

Os bombeiros empenhados na Operação compõem grupo de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos. Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações, entre outros.

Bombeiros Mirins
dsc05640Outra iniciativa já consolidada e que também será promovida este ano é a da formação de turmas do Projeto Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia. Aragarças, Britânia, Faina, Bandeirantes, Aruanã, Cocalinho e Luís Alves serão sedes do projeto.

Os grupos, formados por crianças de ambos os sexos, recebem instruções de cidadania, ordem unida, educação física, técnicas de bombeiro, além de normas de segurança no Rio Araguaia e preservação do meio ambiente. O objetivo do Projeto Anjos do Araguaia é capacitar as crianças como agentes multiplicadores da doutrina do Corpo de Bombeiros, focada na prevenção dos acidentes e na promoção de boas práticas ambientais.

Após orientações, os Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia atuarão percorrendo os acampamentos mais próximos, levando aos turistas e à comunidade orientações e informações sobre a preservação ambiental e as normas de segurança.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet