Notícias / Educação

29/06/16 às 18:21

5 atitudes para melhorar seu desempenho em concursos públicos

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
5 atitudes para melhorar seu desempenho em concursos públicos

Foto: Divulgação

A busca por uma vaga em um cargo público tornou-se o sonho de milhares de brasileiros. A concorrência aumenta a cada ano, principalmente tendo em vista a boa remuneração, ótimas carreiras e todas as vantagens desses cargos. Entretanto, da mesma maneira, muita gente acaba desistindo dessa opção justamente por dificuldades ao estudar ou frustrações em provas anteriores. Segundo os especialistas, 25% dos candidatos desistem antes mesmo da prova e não comparecem no dia do exame. Tudo isso soma-se também ao despreparo de muitos, que por vezes não estão prontos para os conteúdos exigidos e se surpreendem na hora de responder as questões. Para quem já está focado e deseja garantir essa realização, algumas atitudes podem ter impacto profundo no desempenho. Confira:
 
Disciplina
A principal atitude que é aconselhada por praticamente todos os professores e todas as pessoas que conseguiram conquistar as vagas é o foco. Isso envolve principalmente estabelecer essa meta como um elemento central no seu dia a dia, mesmo que você trabalhe ou exerça outras atividades. Para isso, nada mais importante do que a disciplina na rotina. Você precisa de muita organização para estabelecer as horas de estudo e não se distrair, justamente porque o tempo para se dedicar a cada matéria é bastante limitado e o conteúdo é extenso. Invista em uma rotina regrada e você conseguirá melhores resultados.
 
Planejamento

A organização deve estar ainda mais presente na hora de criar um plano de estudos. São exigidos conhecimentos especializados e diversos em diferentes fases das provas. Conseguir planejar tudo em um cronograma possível de ser executado é a melhor escolha para garantir o preparo para o grande dia. Em muitos casos, os estudos já começam antes mesmo do edital ser divulgado, por isso, comece o quanto antes a se dedicar a cada matéria. Com a divulgação da data para os testes, busque uma maneira de garantir que tudo seja estudado e revisado a tempo. Pense sempre em garantir que você passe por todas as matérias com um mês de distância até a prova. Assim você estará mais seguro para responder as questões, e sem o afobamento de decorar tudo em cima da hora.
 
Acompanhamento
Muitos concorrentes optam por estudar sozinhos, o que é excelente para ditar seu próprio ritmo e garantir a economia de tempo. Entretanto, essa atitude pode ser perigosa se não houver algum tipo de acompanhamento. Tanto para perceber a evolução dos conhecimentos quanto para testar os conteúdos e garantir o sucesso diante dos concorrentes. A melhor opção são os cursos online, como o Gran Cursos Online, que permitem que você estude tudo no seu ritmo e no horário que seja possível na sua rotina. “Estudar online permite que o aluno economize o tempo de deslocamento até a instituição de ensino e não tenha despesas como alimentação e transporte”, aponta Rodrigo Calado, diretor do Gran Cursos Online.
 
Pesquisa
Antes de realizar a prova, garanta uma profunda pesquisa preliminar. Isso quer dizer conhecer bem a vaga para a qual você está se candidatando e também buscar diferentes concursos e opções. Passar num concurso pode incluir até mesmo a mudança para outra cidade e uma alteração radical na sua vida. Essa pesquisa inclui outros concursos e vagas abertas para suas áreas de interesse e também um estudo do edital, que inclui não só as matérias da prova, mas os detalhes de todo o processo. Ela passa também uma noção global da situação dos seus concorrentes, tendo uma ideia do nível de dificuldade e da pontuação exigida em relação ao número de candidatos inscritos.
 
Outras atividades
Concentração é importante, mas o estresse pode ser um dos seus piores inimigos. É preciso ter calma e confiança para se dar bem, e o nervosismo pode ser fatal na hora de responder os testes. Mesmo dominando todas as matérias e com o conteúdo na ponta da língua, muita gente acaba tendo um desempenho péssimo por conta do emocional. Em muitas provas, isso pode ser o elemento central. Alguns sistemas incluem a eliminação de uma questão certa no caso de um erro. Isso faz com que a pressão aumente ainda mais. Por isso, procure alternar os estudos com outras atividades, especialmente exercícios físicos. Eles ajudam a relaxar e até mesmo a ter mais concentração ao estudar. O preparo psicológico também deve ser central em todo o processo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet