Notícias / Aventuras

29/06/16 às 18:08 / Atualizada: 29/06/16 às 18:15

Turista brasileiro continua viajando, apesar da crise

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Turista brasileiro continua viajando, apesar da crise

Foto: Divulgação

A recente crise política e econômica no país obrigou a maioria dos brasileiros a fazer cortes no orçamento. Apesar da viagem ser um item na lista que aparentemente poderia ser cortado, o turista brasileiro preferiu fazer mudanças no roteiro a deixar de aproveitar o tempo livre para viajar.
 
É isso o que apontou uma recente pesquisa da Ipsos, empresa de pesquisa de mercado: 65% dos brasileiros pretende viajar nos próximos meses. O que mudou foi o modo de viagem, já que 66% afirmou que irá cortar custos nas viagens. Esse novo cenário apresentou uma mudança no que o viajante busca no roteiro.
 
Exemplo dessa mudança foi o aumento nas viagens nacionais. Ainda segundo a pesquisa, 47% responderam que pretendem escolher destinos brasileiros – e algumas regiões do país já notaram um crescimento no turismo. Dessa maneira, o brasileiro está se interessando mais em conhecer os destinos próximos a ele, assim como cidades brasileiras que mantém o turismo como principal fonte de renda.
 
O desafio está em incentivar a continuidade dessa expansão nacional. Quem viaja constantemente sabe que para cortar custos, a antecipação da compra de passagens é fundamental. Pesquisar e comprar passagens online tornou-se um hábito comum, pela facilidade, comodidade e rapidez – e, claro, pelo preço, que em alguns casos sai mais conta. Mas, para economizar, o turista terá que se antecipar um pouco mais, ficar atento às promoções aéreas e reservar acomodações e pacotes mais baratos.
 
Nesse sentido, a acomodação a ser escolhida pode ser uma pousada ou hostel; e, caso exista a possibilidade, procurar amigos com casas em outras cidade também pode ser uma boa alternativa. Para animar o roteiro, comprar pacotes com guias e/ou visitas programadas a pontos turísticos pode sair mais barato se buscadas através de promoções das agências de turismo. Vale a pena ficar atento às redes sociais desse serviço.
 
Para quem quer conhecer tudo por conta própria, alugar um carro vai fazer você economizar no pacote e ainda permitir que visite os pontos mais interessantes. Usar o transporte público em cidades bem equipadas com uma linha completa também é uma alternativa econômica. Somente se informe com antecipação se o destino apresenta essa opção e se o serviço é seguro.
 
Outro ponto necessário para incentivar o crescimento do turismo nacional é o investimento e modernização do mercado. O Brasil possui um potencial enorme no turismo, então o que será preciso é um investimento em infraestrutura e uma maior divulgação dos destinos. Além de alimentar a economia interna, esse processo vai ajudar o turista brasileiro a economizar e conhecer mais a própria cultura.
 
Resumindo, a crise pode ser a oportunidade para incentivar o turismo local, regional e nacional. Quem pretende cortar custos estará mais aberto a novas opções, e para isso precisa encontrar facilidades e qualidade nos serviços em que provavelmente gastaria mais. Para quem tem planos de viagem nas próximas férias, o ideal é escolher um destino brasileiro, acomodações mais baratas como pousadas e pesquisar por roteiros mais em conta. Uma boa viagem pode sair por um preço baixo e continuar sendo uma experiência inesquecível, aproveite!
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Eduardo Gomes de Andrade

De palmatória

Dante de Oliveira, autor da emenda da eleição direta, é citado por seu suposto lado ambientalista enquanto criador de parques e reservas. Não vejo nesse rótulo o cerne de seu perfil, pois a verdadeira biografia...

 
 
 
 
Sitevip Internet