Notícias / Internacional

29/06/16 às 16:17

Brasileira luta nos EUA por guarda após pai fugir com filho pelo Paraguai

João Fellet Da BBC Brasil em Washington

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Brasileira luta nos EUA por guarda após pai fugir com filho pelo Paraguai

Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu a guarda definitiva do garoto à mãe

Foto: Arquivo pessoal

A nutricionista brasileira Cíntia Pereira está tentando recuperar a guarda do filho após seu ex-marido americano fugir com o menino pelo Paraguai e obter sua guarda em decisão da Justiça de Utah, nos EUA.

Na disputa, que mobiliza autoridades brasileiras e americanas, Pereira acusa o ex-marido Gary Lee Heaton de sequestrar o filho do casal, nascido há cinco anos em São Paulo, onde a família morava antes da ruptura.

Em dezembro, após perder na Justiça brasileira um processo sobre a guarda do garoto, o pai viajou com o filho por terra de São Paulo até o Paraguai, onde embarcaram rumo a Utah, seu Estado natal.
 
Após a localização do menino, a mãe viajou a Utah - onde está hospedada na casa de amigos -, e perdeu, no fim de maio um processo local sobre a guarda do filho. Por decisão judicial, ela tem se encontrado com o menino três vezes por semana em uma clínica.

Pereira, de 35 anos, ampara sua posição na convenção de Haia sobre o sequestro internacional de menores (1980), que determina que crianças retiradas do país onde moram sem autorização de um dos genitores sejam repatriadas e tenham seus casos analisados pela Justiça na nação de origem.

Mas o juiz Derek Pullen, da cidade de Provo (Utah), decidiu que o menino deveria ficar com o pai, argumentando que ele correria riscos se voltasse ao Brasil. Pereira vai recorrer da decisão. O prazo para que apresente um recurso expira no fim de julho.

Ela diz que evita tratar da disputa com o filho para não traumatizá-lo, mas que o menino lhe diz querer voltar ao Brasil. A defesa do pai, porém, afirma que o garoto está feliz com o pai em Utah.

O caso é acompanhado pela Autoridade Central Administrativa Federal do Brasil (ACAF) para a Convenção de Haia, ligada ao Ministério da Justiça, e pelo órgão correspondente americano.

Em nota à BBC Brasil, o Itamaraty diz que a disputa foi tema de uma reunião na semana passada entre o embaixador do Brasil nos EUA, Luiz Alberto Figueiredo, e a assessora especial do Departamento de Estado dos EUA para Temas de Infância, Susan Jacobs.

O assunto também foi tratado por diplomatas brasileiros e americanos em reunião na embaixada dos EUA em Brasília. O Itamaraty diz que o caso é tratado como prioritário e que está "prestando toda a assistência consular cabível à mãe".

O órgão não disse, porém, qual sua posição sobre a disputa nem se pretende fazer alguma intervenção para que a brasileira recupere a guarda do filho.

Laços religiosos

O juiz em Utah que decidiu sobre o caso e o avô paterno do garoto ocupam cargos na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como a Igreja Mórmon. O juiz é conselheiro da diocese de Heber, localidade vizinha a Provo, cidade onde o avô do garoto é presidente de missão (líder sacerdotal).

Mais de 60% da população de Utah é mórmon, crença também professada por Pereira e o ex-marido. A igreja diz ter 14 milhões de fiéis pelo mundo, mais de um milhão deles no Brasil.

O caso divide a pequena comunidade brasileira em Utah. A mãe reuniu dezenas de compatriotas num protesto em Salt Lake City na semana retrasada, e mais de duas mil pessoas curtiram uma página no Facebook administrada por voluntários que pede a repatriação do garoto.

Nas últimas semanas, porém, alguns membros da comunidade - especialmente mórmons - deixaram de apoiá-la e passaram a compartilhar na internet argumentos da defesa do ex-marido.

Segundo a brasileira, o pai do ex-marido (também chamado Gary Lee Heaton) já trabalhou no departamento jurídico da igreja e tem bons contatos entre juízes. "Ele usou a influência que tem na igreja para conseguir uma decisão favorável", ela diz à BBC Brasil.

 

Gary Lee Heaton acusou ex-mulher de o atacar com água fervendo - Foto: Arquivo Pessoal
A brasileira diz ter conhecido o ex-marido numa atividade da igreja mórmon em São Paulo, quando Heaton passava férias no Brasil. Os dois se casaram em 2009 em Utah e se mudaram para o Texas. Em 2010, quando Pereira estava grávida, o casal voltou ao Brasil.

"Nosso relacionamento não era bom. Ele nunca trabalhou nem aqui nem no Brasil e era viciado em sites de mulheres", ela diz.

A defesa do americano diz que as acusações são falsas e irrelevantes para a disputa judicial.

Em 2013, Heaton entrou na Justiça brasileira com um pedido de divórcio e de guarda do filho, mas perdeu a disputa. Ele alegou, entre outras coisas, que a mãe agredia a criança.

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido do pai e concedeu a guarda definitiva do garoto à mãe.

No processo nos EUA, o ex-marido afirmou novamente que Pereira costumava bater no filho com cordas, informação confirmada em juízo por um brasileiro que foi vizinho da família no Texas.

Heaton expôs fotos em que o menino aparecia com um curativo na clavícula e um corte próximo aos olhos.

Heaton também diz ter sido agredido pela mulher enquanto eram casados. Ele registrou boletins de ocorrência em São Paulo contra Pereira e apresentou fotos em que exibe queimaduras nas costas (causadas, segundo ele, por um ataque da ex-mulher com água fervente) e lesões pelo corpo.

A defesa do americano diz que, apesar das denúncias, a polícia brasileira não abriu uma investigação contra a ex-mulher.

A brasileira afirma que o ex-marido provocou as lesões no próprio corpo para ter elementos a apresentar no processo judicial.

"Uma pessoa que sequestra uma criança já tem que estar com tudo isso preparado", ela diz.
Pereira também nega as acusações feitas pelo ex-vizinho. "Se ele me viu agredir um filho, por que não me denunciou à polícia naquela época?"

Ainda segundo ela, os ferimentos do filho nas fotos apresentadas pelo ex-marido são "machucados normais de crianças".

Grave risco de agressão

Em sua decisão, o juiz Derek Pullen avaliou que o menino correria "grave risco de agressão física ou psicológica se devolvido ao Brasil".

O juiz afirma que, sob os cuidados da mãe, o filho sofreu "sérias lesões sobre as quais Pereira não tinha explicação plausível" e que é "provável que ela pratique violência doméstica de novo, seja contra um parceiro ou seus próprios filhos".


 

Brasileira acusa juiz americano que tirou a guarda de seu filho de agir por influência de igreja - Foto: arquivo pessoal
 
Na sentença, ele diz que essa condição legitima a permanência do menino nos EUA e cumpre a convenção de Haia sobre o sequestro de crianças.

A convenção diz que crianças retiradas do país onde moram sem autorização de um dos pais só não devem ser repatriadas se a volta lhes impuser graves riscos.

A advogada Grace Acosta, que representa Heaton, diz à BBC Brasil que o pai admite ter errado ao fugir com o filho pelo Paraguai, mas que ele agiu pensando no bem-estar do menino. O americano temia ser impedido pela Polícia Federal caso tentasse embarcar com o menino no Brasil.

Segundo a advogada, Heaton está disposto a pagar para que a ex-mulher visite o menino duas vezes por ano nos EUA e a permitir que ela se comunique com o filho livremente. A brasileira não tem o direito de residir nos EUA e pretende voltar ao Brasil, onde tem outro filho de um casamento anterior.
A advogada diz que a defesa de Heaton se dará em duas frentes: tentará manter a guarda do filho na Justiça em Utah e buscará reverter a decisão judicial no Brasil. Os dois processos tramitam separadamente.

Acosta rejeita a afirmação de Pereira de que o pai de Heaton se valeu de conexões na Igreja Mórmon para influenciar a sentença. Segundo ela, o fator não tem importância, já que grande parte dos moradores de Utah são mórmons.

Procurado, o juiz Derek Pullen disse que não poderia se pronunciar sobre o caso. O porta-voz das cortes estaduais de Utah, Geoffrey Fattah, disse que, se considerar que o juiz agiu de maneira imprópria, Pereira pode se queixar de sua conduta a uma corte de apelações.

Caso Sean Goldman

A disputa pela guarda do menino ecoa o caso Sean Goldman, que também envolveu os governos do Brasil e dos EUA.

Em 2004, uma brasileira que vivia nos EUA fugiu para o Brasil com o filho que havia tido com um americano. O caso gerou grande repercussão nos dois países e mobilizou autoridades americanas, que apoiaram a demanda paterna.

Quatro anos depois, a mãe morreu no Brasil durante um parto de outro filho. Em 2009, o garoto foi devolvido ao pai após decisão do Supremo Tribunal Federal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet