Notícias / Agricultura

29/06/16 às 14:40 / Atualizada: 29/06/16 às 14:51

MAPA destina R$ 4,5 milhões para MT

Ezequiel participa do ato solene para assinatura do termo

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Em Brasília, foi anunciada a liberação de R$ 4,5 milhões para a defesa agropecuária de Mato Grosso, o Termo de Cooperação Técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira (29), em ato solene, pelo Ministro Blairo Maggi (PP) e governador Pedro Taques (PSDB). O projeto pioneiro será responsável por agilizar a fiscalização. O evento contou com a presença do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), secretários de Estado, representantes do setor e vereadores de Cuiabá Paulo Araújo (PP) e Haroldo Kuzai (SDD). 
 
O montante disponibilizado pelo MAPA receberá contrapartida do Executivo Estadual e é voltado para a descentralização da atividade de fiscalização do uso de sementes e mudas nas propriedades rurais e, na adesão ao Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária Aplicado às Cadeias dos Produtos de Origem Vegetal SUASA VEGETAL. 
 
Conforme Blairo Maggi, o ministério conta com poucos técnicos fiscais no Estado e esse acordo é para que os fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) possam atuar também na área de fiscalização de sementes. 
 
"É uma transferência de recursos para ajudar o Estado na mobilidade do sistema de fiscalização, principalmente, nas fronteiras; e reforçar o Indea, porque as exportações brasileiras e o mercado internacional que temos e que dá sustentação para a economia brasileira passa por vários momentos, da produção, exportação e depois consumidores". E completou dizendo "que entre os consumidores e exportadores existe um sistema que é muito monitorado e cuidado, a questão da sanidade, não podemos falhar em nenhum momento nessa questão, caso contrário, podemos perder todo o mercado internacional e isso muito ruim para Mato Grosso". 
 
O governador falou da importância de Mato Grosso ocupar espaços nacionais, como o que vem a ser ocupado pelo senador Blairo, que segundo ele, é um ministro que realmente conhece a situação da agricultura. 
 
"O ministro Blairo tem sido muito importante para o Brasil e para Mato Grosso pelo trabalho e empenho na captação de recursos federais e concretização de políticas públicas. Assinamos dois acordos que vão provocar a descentralização e desburocratização da atividade de extrema importância para a economia nacional, para que o Estado possa continuar sustentando o superávit da balança comercial. 
 
Também participaram da reunião os deputados federais Nilson Leitão, Victorio Galli e Valtenir Pereira.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet