Notícias / Saúde

29/06/16 às 14:17

Congresso tratará técnicas minimamente invasivas em cirurgias de coluna

Novo procedimento possibilita recuperação em menos de 30 dias; foco é levar técnica para o SUS

Ícone Assessoria de Imprensa

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá irá reunir ortopedistas, especialistas em cirurgias de coluna, e neurocirurgiões  no V Congresso de Cirurgia de Coluna do Centro Oeste, que será realizado de 30 de junho a 02 de julho, no hotel Gran Odara.  O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Coluna.

Com o tema “Cirurgia Endoscópica de Futuro de Coluna: Evolução e Futuro”, os médicos vão discutir novos procedimentos e novas tecnologias. Uma das novidades do Congresso será a transmissão ao vivo de uma cirurgia de abordagem minimamente invasiva – com inserção de parafuso, de uma hérnia de disco, no Hospital Julio Muller, pelo SUS, às 13 horas, na próxima quinta feira (30.06).

 O procedimento será feito pelo  neurocirurgião, Vinicius de Meldau Benites, que se tornou especialista  em Cirurgia da Coluna Vertebral com um dos maiores e mais reconhecidos nomes na área, o Prof. Dr. Jürgen Harms, no Spine Surgery Center da Klinikum Karlsbad Langensteinbach, Alemanha. Dr. Benites domina três idiomas, inglês, alemão e italiano, atua no consultório privado em São Paulo e Guarulhos, além de ser médico do Grupo de Coluna, da disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), onde exerce funções acadêmicas, assistenciais e de pesquisa

 Segundo um dos coordenadores do  Congresso, cirurgião de coluna, Fábio Peres de Mendonça, a cirurgia de coluna está evoluindo para ser menos agressiva possível, provocar  menos dor no pós operatório, menos sangramento e por conseqüência diminuir a incidência de infecção.

 “Nosso objetivo é difundir cada vez mais estas técnicas entre os médicos e conseguir levar este procedimento a mais profissionais. Nosso  foco é trazer tecnologia para o SUS. Mas para poder fazer este tipo de cirurgia  é preciso curso no exterior, alguns de MT têm esta certificação, mas queremos divulgar mais este procedimento,” revelou.

 Outro especialista que irá tratar de uma nova técnica é o medico Chileno, Alvaro Dowling, que falará de “Conceitos do Tratamento Cirúrgico das Hérnias de Disco lombares por via endoscópica”. O médico é diretor do Instituto Bonati, em Santiago do Chile - considerado o maior especialista da América Latina.

DOR NA COLUNA – Mendonça explica que cerca de 90% das pessoas devem ter alguma dor de coluna, em alguma etapa da vida.  Destas que tem a dor menos de 10% terá que fazer tratamento cirúrgico. Entre elas, algumas necessitam apenas de uma intervenção endoscópica, ou seja, uma cirurgia por vídeo que não usa parafuso, apenas descomprime ou retira uma hérnia. Em outras situações é preciso usar parafuso, esta é denominada cirurgia minimamente invasiva.
 
RECUPERAÇÃO - Conformes informações do neurocirurgião Vinicius Benites, para se ter uma ideia, no método tradicional de cirurgia de coluna o paciente passa pela UTI e demora, em média, quatro meses para se recuperar. Nas técnicas minimamente invasivas, a recuperação é em menos de 30 dias e muitos, tem alta hospitalar no mesmo dia.

 As cirurgias são indicadas para qualquer idade, porém os idosos são os maiores beneficiados. “A nova técnica no Brasil envolve uma perda mínima de sangue, com trauma menor para o paciente, o que resulta em uma recuperação rápida, mesmo naqueles que possuem outras doenças como pressão alta (hipertensão arterial), diabetes, doenças renais entre outras”, explica o neurocirurgião.
Diversos casos podem ser tratados com as técnicas minimamente invasivas como as dores na coluna lombar e cervical, hérnias de disco, doença degenerativa da coluna e até tumores da coluna vertebral. “Pacientes com fraturas de diferentes tipos, como osteoporose ou vítimas de acidentes mais graves, podem ser submetidos a uma cirurgia minimamente invasiva chamada Cifoplastia, que tem como objetivo restaurar a vértebra fraturada e eliminar a dor do paciente imediatamente após a operação. Esse procedimento é muito seguro e como não há corte, a pessoa pode ter alta hospitalar no mesmo dia em que for operado”, diz Dr. Benites.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet