Notícias / Saúde

28/06/16 às 13:01

CORRIDA DE RUA - Conselho Regional de Odontologia alerta para o diagnóstico precoce do câncer de boca

ZF Press

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
No processo de diagnóstico de uma doença é imprescindível a realização de um exame físico minucioso, bem como a solicitação de exames complementares específicos. Da mesma forma, é preciso educar a população e reforçar o incentivo ao autoexame.  

Este é um dos alertas do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), que será reforçado durante a “4ª Corrida do Combate ao Câncer de Boca” e “2ª Corrida do Cirurgião-Dentista” no dia 10 de julho.

Por meio de uma abordagem preventiva é possível monitorar a saúde bucal, prevenir e diagnosticar precocemente lesões orais de maneira eficaz. Inclusive, dessa forma, facilita-se a detecção de casos suspeitos de câncer de boca – o que possibilita chance de cura entre 80% a 90% destes. Pessoas com maior risco para desenvolver a doença (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

De acordo com o presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato, tanto o autoexame quanto o olhar integral por parte do profissional em relação à saúde geral do paciente são primordiais. “Observar se os lábios ou a língua estão com coloração diferente, a mucosa e gengivas com outra textura, se algum dente amoleceu ou se uma afta não cicatriza há mais de 15 dias podem ser indícios de que algo está errado”, enfatiza.

Tanto os cirurgiões-dentistas quanto a população já estão se conscientizando sobre a necessidade em se realizar um check-up periódico para garantir a saúde bucal. “Quando um paciente se depara com qualquer alteração na boca, a primeira coisa que ele faz é procurar um cirurgião-dentista. Isso é bom. Mesmo assim, é importante fazer o exame preventivo periodicamente. Se possível, de seis em seis meses”, destaca o cirurgião-dentista Arlindo Aburad.

Doutor em Patologia Bucal pela USP, Aburad complementa: “fico feliz em observar que existem muitos profissionais qualificados no assunto pelo Estado. Contudo, ainda não é a maioria. Precisamos incentivar mais e amplificar a realização de exames preventivos – quando necessário, as biópsias”.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estima-se que em 2016 haverá 11.280 novos casos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres no país. Em Mato Grosso, a perspectiva é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.   

AUTOEXAME – O paciente deve realizar um autoexame em um local bem iluminado e diante do espelho bem próximo do rosto. O primeiro passo é remover as próteses (dentaduras ou próteses parciais removíveis), fazer uma boa higienização, escovar dentes, língua e a parte interna das bochechas. Em seguida, observar a pele do rosto e pescoço, avaliando a presença de manchas ou pintas atípicas na região.

No caso dos lábios, o paciente deve verificar se há ulcerações com bordas endurecidas, feridas ou áreas dormentes. Qualquer ulceração deve ter um prazo de cerca de quinze dias para cicatrizar. Na parte inferior da boca e das bochechas podem surgir manchas esbranquiçadas, caroços, áreas dormentes, presença de úlceras ou manchas arroxeadas. Na língua e gengiva, é necessário observar a coloração, presença de aftas, ulcerações, aparecimento de caroços, áreas dormentes ou dolorosas.

CORRIDA – Aberta à comunidade, a inscrição para a “4ª Corrida do Combate ao Câncer de Boca” e “2ª Corrida do Cirurgião-Dentista” pode ser efetuada pela internet pelo site Minhas Inscrições. O valor da inscrição é de R$65. Cada participante receberá um kit contendo camiseta, número de peito e chip eletrônico. No dia 10 de julho (domingo), a largada da corrida será às 7h, no Parque Tia Nair, localizado na Avenida Érico Preza (Jardim Itália), na Capital.
 
  • CORRIDA DE RUA  - Conselho Regional de Odontologia alerta para o diagnóstico precoce do câncer de boca
  • CORRIDA DE RUA  - Conselho Regional de Odontologia alerta para o diagnóstico precoce do câncer de boca

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet