Notícias / Justiça

25/06/16 às 17:03

Lula se livrou de Moro: Teori manda denúncia contra Lula para a Justiça do DF

Teori enviou para justiça do DF o caso em que Lula é réu

AE via Diário do Poder

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Lula se livrou de Moro: Teori manda denúncia contra Lula para a Justiça do DF

Ministro do Supremo diz que maior parte dos delitos ocorreu em Brasília

Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu enviar para a Justiça de Brasília a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta participação na tentativa de impedir a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró.Na peça, Teori sustenta que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por isso, não precisaria ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão contraria um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que queria que o caso ficasse sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.

“Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobrás. Na verdade, dizem respeito à suposta prática de atos, pelos investigados, coma finalidade de impedir e de aviltar a colaboração premiada entre Nestor Cerveró e o Ministério Público”, afirma Teori.

O ministro justifica a decisão apontando que além de os fatos terem ocorrido em Brasília, “há outros motivos que militam pela fixação da competência para processar e julgar esta causa na Seção Judiciária do Distrito Federal”, como o fato de a delação de Cerveró tramitar no Supremo.

Na denúncia contra o ex-presidente Lula apresentada ao STF no início de maio, Janot afirma que o ex-presidente “papel central” na trama para tentar comprar o silêncio de Cerveró e tentar “embaraçar” as investigações da Operação Lava Jato.

O caso veio à tona com a prisão do então senador Delcídio Amaral, em novembro do ano passado. Em uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Delcídio aparece oferecendo dinheiro e a possibilidade de uma fuga para fora do País para que o ex-diretor da Petrobrás não contasse o que sabia ao Ministério Público.

Também foram denunciados o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício, o assessor do ex-senador Diego Ferreira e o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro.
Teori decidiu enviar o caso à primeira instância porque Delcídio perdeu o foro privilegiado após ter o mandato cassado pelo Senado. A decisão atendeu a um pedido da defesa de André Esteves. (AE)

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por bruno nelseu peters, em 26/06/16 às 11:15

    Esse puxadinho do pt que tambem atende por s.t.f. ta virando uma vergonha nacional. Fazem o possível e impossível para livrarem essa corja de ladrões e corruptos da justiça SÉRIA desse país

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 26/06/16 às 09:53

    Por que será que a justiça brasileira é partidarizada ou seja, só condena pessoas ou partidos que defendem os operários, escravos do capitalismo concentrador da riqueza nas mãos de poucos. A mídia também não é diferente tem um único lado que é o dos ricos. Os meios de comunicação local não divulgam a corrupção do PSDB, DEM, PP, PSB que aliás iniciou no período colonial. As siglas são diferentes, mas os interesses e os objetivos são os mesmos que é acumular riqueza através do trabalho da população. Acumulação que ocorre através da exploração dos operários, sonegação de inmpostos e roubo do setor público. Até porque ninguém fica rico honestamente na Terra.

 
 
 
Sitevip Internet