Notícias / Notícias Gerais

23/06/16 às 15:48 / Atualizada: 23/06/16 às 15:56

Grevistas fazem protesto na chegada da Tocha Olímpica em Mato Grosso

Servidores estão em greve para cobrar a recomposição salarial de 11,28%. Eles protestam contra a aprovação de 6% pelos deputados nesta quinta.

Do G1 MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Grevistas fazem protesto na chegada da Tocha Olímpica em Mato Grosso

Servidores fizeram manifestação em frente ao aeroporto

Foto: Carolina Holland/ G1

Os servidores estaduais, que encontram-se em greve há mais de 20 dias para cobrar a reposição salarial de 11,28%, fizeram um protesto em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesta quinta-feira (23), data da chegada da Tocha Olímpica à Grande Cuiabá. Os manifestantes seguraram cartazes com frases criticando o governador Pedro Taques (PSDB) e contra o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). Um dos manifestantes foi "fantasiado" de governador do estado.
 
A Chama Olímpica chegou de avião às 10h [11h no horário de Brasília] para um tour por Várzea Grande, Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães.

"Queremos apenas o cumprimento da lei, que prevê a recomposição da inflação. Esse projeto votado ontem [na ALMT] traz muitos impactos pra categoria e vamos levar essa questão para Justiça", declarou a presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Sinetran), Daiane Rener, durante o protesto.
 
Agentes da Força Nacional fazem a segurança da tocha (Foto: Carolina Holland/ G1)Agentes da Força Nacional fazem a segurança da tocha (Foto: Carolina Holland/ G1)
 
Foi montado um palco na rotatória do aeroporto e os manifestantes se concentraram no local, onde aconteceu a cerimônia de chegada da Tocha Olímpica. Quando o símbolo da Olímpiada chegou, alguns manifestantes tentaram chegar mais perto e foram impedidos pelos policiais, que fazem a segurança do evento.

Após essa breve cerimônia, a Tocha Olímpica seguiu em comboio, devendo passar pelas avenidas Filinto Müller, Castelo Branco e Couto Magalhães, com paradas no 4º Batalhão da Polícia Militar, Praça Aquidabam, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Banco Bradesco, na região central de Várzea Grande.

Eles se concentraram em frente ao shopping de Várzea Grande (Foto: Carolina Holland/ G1)Eles se concentraram em frente ao palco montado para uma cerimônia (Foto: Carolina Holland/ G1)
 
Nesta quarta-feira (22), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação o projeto do governo do estado prevendo o pagamento parcelado de 6% da Revisão Geral Anual (RGA), referente a perdas inflacionárias de 2015. Pela proposta do governo, o pagamento deve ser parcelado em três vezes de 2%, sendo uma em 2016 e outras duas concedidas em 2017.
 
Manifestante se vestiu de governador para participar de protesto (Foto: Carolina Holland/ G1)Manifestante se vestiu de governador para participar de protesto (Foto: Carolina Holland/ G1)
 
A aprovação ocorreu no mesmo dia em que o governo rejeitou a contraproposta feita pelos servidores, do pagamento parcelado dos 11,28%. O Fórum Sindical em reunião com os deputados, na terça-feira (21), haviam proposto ao governo a concessão em três parcelas de 2%, pagas em setembro de 2016, e janeiro e março de 2017, e a quarta parcela, de 4,21%, em abril do próximo ano. O 1,07% restante, referente ao retroativo da reposição referente a maio de 2016, seria pago em setembro de 2017, garantindo, assim, o pagamento integral da RGA.

Desde o início da greve, o governo já fez quatro propostas para pagar a RGA, sempre de forma parcelada. A primeiro previa pagar 5%, enquanto as demias previam o pagamento de 6%.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet