Notícias / Política

22/06/16 às 11:27

RGA - AL articula fim da greve com nova proposta aprovada por Fórum Sindical

Reunião durou mais de sete horas e o texto da nova proposta ainda terá que ser aprovado pelo governador Pedro Taques e pelas bases sindicais. Governador dará resposta hoje às 14 horas

Assessoria de Imprensa AL/MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
RGA - AL articula fim da greve com nova proposta aprovada por Fórum Sindical

Reunião com Fórum Sindical para ajustar acordo do RGA

Foto: Maurício Barbant/ALMT

Os deputados estaduais apresentaram, nesta terça-feira (21), uma nova proposta para pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores do Executivo, que estão em greve desde 31 de maio.

A proposta mantém o pagamento de três parcelas de 2% nos meses de setembro de 2016, janeiro e março de 2017 e inclui o pagamento de uma quarta parcela, de 4,21%, em abril, referente à retroatividade inflacionária.  Com isso, fica garantido o pagamento de 10,21% do total de 11,28% reivindicado pelos servidores, ficando 1,07% restante para ser pago em setembro de 2017, sendo esse percentual retroativo a maio de 2016.

“A retroatividade inflacionária foi convertida em uma quarta parcela. Assim, esse diferencial ficará garantido”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).

A proposta foi oficializada em um documento, elaborado por técnicos da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), em parceria com representantes do Fórum Sindical.

Também foi incluída no texto, por sugestão dos sindicalistas, a extinção das demandas jurídicas contra os sindicatos por perda de objeto, bem como do corte de ponto aplicado aos servidores das categorias que tiveram suas greves declaradas ilegais pela Justiça.

O documento foi ratificado pelo Fórum Sindical e entregue ao governador Pedro Taques, que dará uma resposta final até às 14h desta quarta-feira (22). No mesmo horário, deputados e sindicalistas voltarão a se reunir na Assembleia Legislativa. A intenção é que o novo texto seja levado para deliberação em Plenário na próxima quinta-feira (23), às 9 horas.

O acordo entre deputados e sindicalistas surgiu durante reunião realizada para debater a votação do projeto de lei encaminhado pelo Executivo, que previa o pagamento de 6% em três parcelas, a serem quitadas nos meses de setembro de 2016, janeiro e abril de 2017, sendo o restante repassado à medida que o estado alcance o índice da LRF. A reunião foi iniciada às 17 horas, no Colégio de Líderes, e terminou por volta da meia noite.

Participaram das conversas, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), o líder do Governo na Assembleia, Wilson Santos (PSDB), e os deputados Eduardo Botelho (PSB), Oscar Bezerra (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Leonardo Albuquerque (PSD), Saturnino Masson (PSDB), Zé do Pátio (Solidariedade), Nininho (PSD), Wagner Ramos (PSD) e Baiano Filho (PSDB).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet