Notícias / Agronegócios

15/06/16 às 15:23

CPI dos Frigoríficos fará oitivas em Nova Xavantina

Assessoria AL

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos realiza, na próxima quinta-feira (16) às 15h, em Nova Xavantina, a segunda reunião especial nas cidades-polo das regiões mais afetadas com o fechamento das plantas frigoríficas. A reunião abrange também os municípios de Vila Rica, Canarana, Barra do Garças e Nova Xavantina. A CPI ouvirá testemunhas para formação do acervo probatório da comissão.

Segundo o presidente da CPI, primeiro-secretário Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, é importante ouvir a população dos municípios que foram prejudicados e saber quais foram os impactos com o fechamento das unidades. “Temos que saber como o município contribuiu para a instalação desta planta frigorífica que foi fechada. Os impactos em empregos diretos e indiretos, o que representou na receita do município e o fechamento do frigorífico, além de ouvir também os pecuaristas que sofreram com este processo”, afirmou Nininho. O parlamentar acredita que essas informações contribuirão muito com as investigações.

Foram convocados os prefeitos: João Batista Vaz da Silva (Nova Xavantina), Luciano Marcos Alencar (Vila Rica), Evaldo Osvaldo Diehl (Canarana) e Roberto Ângelo Farias (Barra do Garças), além do vice-prefeito de Barra do Garças, Irineu Pirani. Foram convocados, também, os representantes das empresas frigoríficas: Arantes Alimentos Ltda - Danilo de Amo Arantes, Marfrig - Ricardo Bueno Taufi Maluf, JBS S.A. – Marcelo Zanatta e Margen S.A. – Mauro Suaiden e produtores rurais da região.
 
Na região foram fechadas cinco plantas frigoríficas, resultando em quase duas mil demissões diretas.
 
CPI

A Comissão tem com objeto investigar e apurar possível formação de cartel dos frigoríficos de Mato Grosso bem como, o atendimento das obrigações impostas nos Termos de Compromisso firmados pelas empresas com o Poder Público para a concessão de financiamentos e incentivos fiscais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet