Notícias / Educação

14/06/16 às 14:35

Educação a distância pode ser o melhor caminho, confira dicas para otimizar os estudos

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Educação a distância pode ser o melhor caminho, confira dicas para otimizar os estudos

Foto: Reprodução

Hoje em dia, com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, tornou-se necessário investir na formação pessoal, enriquecendo o currículo com cursos e novas graduações, e até investindo em especializações em áreas que se complementam. No entanto, apesar de muitas pessoas estarem conscientes da importância de aprimorar seus conhecimentos, para quem trabalha ou já estuda fica cada vez mais difícil encontrar tempo para fazer um curso que agrade e atinja as suas expectativas.
 
Estudar em casa, com flexibilidade e praticidade é o sonho de muitos jovens e adultos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou que almejam crescer profissionalmente dentro de uma área específica - e a proposta da EAD (Educação à Distância) é uma ótima solução para quem precisa economizar tempo e dinheiro. São muitos os cursos oferecidos, como o curso de pedagogia a distancia, administração, história, educação física, engenharias diversas e cursos da área de biológicas.
 
Dentre as principais vantagens desse tipo de ensino está a facilidade em conciliar os estudos com outras atividades, bem como a possibilidade de evitar trânsito e outras dificuldades enfrentadas por quem precisa se locomover até a universidade. Os gastos com transporte e alimentação são reduzidos, e a qualidade dos cursos oferecidos pelas faculdades que disponibilizam a modalidade à distância está cada vez maior. Apesar de todos esses pontos positivos, alguns cuidados precisam ser tomados por quem opta pela EAD.
 
Antes de escolher o curso pretendido, é importante que o candidato investigue com atenção alguns aspectos, como a qualidade e reconhecimento do curso e da faculdade, a proposta metodológica, a grade de horários e a duração do curso. Isso porque algumas faculdades oferecem um curso com grade mista, semi-presencial. Portanto, para não cair em armadilhas e planejar de forma certeira a rotina de estudos, os candidatos devem estar cientes das etapas da formação. Além desses aspectos mais técnicos, também é preciso ser sempre cauteloso com a flexibilidade que o EAD oferece. Afinal, não é porque o professor não está presencialmente cobrando as atividades que os alunos podem executar as tarefas quando bem entenderem.
 
Para evitar possíveis distrações, sugere-se que o aluno planeje atenciosamente um cronograma de horários, incluindo todas as atividades: rotineiras pessoais, profissionais e de estudos. Dessa forma, fica mais fácil evitar distrações e quebras constantes na rotina, facilitando o aprendizado e a fixação de conteúdos.
 
Uma boa iniciativa é organizar um espaço adequado dentro de casa que seja silencioso, iluminado e bem arrumado, de preferência afastado das áreas de convivência da casa, como sala e cozinha. Neste local, sugere-se que seja instalado o computador e outros materiais que podem ser úteis, como livros para consulta, calculadoras, réguas e cadernos. Depois de planejado o espaço, é preciso avisar os outros moradores da casa para evitarem interrupções naquele período específico em que se concentrarão os estudos.
 
Organizar os horários e o espaço garante maior eficiência e evita até que os estudantes exagerem para o outro lado, tornando-se sobrecarregado pelos estudos. Por isso, é importante balancear os momentos de concentração com os momentos de lazer, para que a mente possa descansar e retornar com força total para mais um dia de aprendizagens. Fazer pequenas pausas para alongamentos, ou para tomar um café, pode ser extremamente positivo. Boas noites de sono e a prática de exercícios físicos também são boas estratégias para melhorar ainda mais o rendimento.
 
Também é fundamental que o aluno mantenha contato constante com os professores, para tirar dúvidas e conversar sobre a área estudada. A interação é bastante positiva, pois aproxima o aluno do professor e possibilita uma troca de experiências interessantes. Por fim, o estresse e o cansaço são muito prejudiciais aos estudos. Às vezes, tirar um dia de folga para descansar e recarregar as baterias é uma atitude positiva.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet