Notícias / Governo de MT

22/07/15 às 18:54

Governo planeja implantação do programa Cultivando Água Boa

ROSE DOMINGUESAssessoria/Sema-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Oito secretários de Estado trabalharão conjuntamente nesta segunda-feira (20) para planejar das ações e políticas de utilização consciente da água, em parceria com a empresa Itaipu Binacional
 
O Governo de Mato Grosso realizará um workshop de trabalho reunindo oito secretários de Estado nesta segunda-feira (20.07), a partir das 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para tratar da implantação do programa ‘Cultivando Água Boa’ (CAB). Reconhecendo a água como um dos maiores bens naturais da humanidade, o objetivo é firmar parceria com a empresa Itaipu Binacional para realização de ações e políticas de utilização consciente da água. Essa mesma iniciativa foi adotada pelo governo de Minas Gerais em 20 de março deste ano.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, a crise no abastecimento no Estado de São Paulo despertou o país para a necessidade de estratégicas de uso racional e sustentável da água, por isso a água é hoje prioridade no planejamento de Governo. “Nós fizemos uma visita a Foz do Iguaçu no mês de maio para conhecer o programa, tirar dúvidas e verificar quais os exemplos positivos podem ser implantados em Mato Grosso”.

Além dos seis secretários que compõem o Grupo de Trabalho constituído para desenvolver as atividades do programa, também participarão do workshop os secretários de Planejamento (Seplan) e do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE). Consta na programação uma explanação do superintendente do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, que apresentará o programa CAB e seu modelo de governança aos participantes. Também serão discutidas as realidades das três microbacias hidrográficas prioritárias para implantação e elaborado o texto do decreto do acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional.

Grupo de Trabalho

A Portaria Conjunta nº 002/2015 foi publicada na sexta-feira (17) constituindo o Grupo de Trabalho, composta por 23 membros, para elaboração e incorporação, no âmbito do Estado do programa Cultivando Água Boa, que integram as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Educação (Seduc), de Trabalho e Assistência Social (Setas) e do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR).

Trabalho conjunto

A comitiva de Mato Grosso que realizou visita técnica a Foz do Iguaçu entre 25 e 29 de maio contou com representantes da Sema, Seaf, Seduc, Setas e GDR. Nesse período, foi possível conhecer diversas ações realizadas pela Itaipu Binacional, entre elas: recuperação de micro bacias (hidrográficas), proteção de matas ciliares e de toda a biodiversidade e também como é feita a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos nessa concepção ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.

Sobre a Itaipu Binacional

É hoje a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. O programa 'Cultivando Água Boa' é um movimento pela sustentabilidade que visa o cuidado com as águas nos setores de distribuição de energia elétrica. Atuando desde 2003, o movimento desenvolve atualmente 25 programas de cunho socioambiental e 65 ações, além de contar com mais de 2 mil parceiros, entre estes, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitária e empresas públicas e privadas.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet