Notícias / Agricultura

12/06/16 às 08:47 / Atualizada: 12/06/16 às 08:55

70 famílias filiadas ao MTA acampam na fazenda Santa Maria em Novo São Joaquim

A ocupação se deu há mais de 60 dias, e está sendo coordenado pelo MTA/MT

Ezio Garcia - Interessante News

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
70 famílias filiadas ao MTA acampam na fazenda Santa Maria em Novo São Joaquim

Acampamento na fazenda Santa Maria

Foto: Assessoria - MTA

Cerca de 70 famílias da região estão acampadas na Fazenda Santa Maria, município de Novo São Joaquim, pleiteando uma área de aproximadamente 4 mil ha., que segundo os ocupantes, é área devoluta da União, disponível para reforma agrária.

A ocupação se deu há mais de 60 dias, e está sendo coordenado pelo MTA/MT – Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados de Mato Grosso. Segundo lideranças do movimento, a terra é improdutiva, não está sendo explorada e esta fora do registro dos outros 4 mil ha. registrados em nome do proprietário, João Braz de Moura Fonseca.

As famílias estão acampadas numa área que, segundo o advogado da fazenda, doutor Carlos Roitman, ouvido pelo site IN, é reserva legal, por isso não está sendo explorada. Os acampados alegam que não existe registro neste sentido da área.

Sem Conflito

A ocupação foi e está sendo pacífica, sem nenhum incidente de ambos os lados. Ouvido pelo pelo site IN, o Gerente da Fazenda, Sebastião Bueno, disse que o proprietário está aguardando a resposta da Justiça ao pedido de Reintegração da área feito pelo advogado, e que vai fazer “tudo dentro da lei, na paz” disse.

O advogado Dr. Carlos Roitmam, confirmou ao site que entrou com pedido de Reintegração e que está aguardando a resposta,  para “evitar conflito”. Disse que a área é produtiva, gera emprego,  possui mais de 3 mil cabeças de gado, está há 45 anos com o mesmo dono e nunca foi vistoriada pelo INCRA.

Já o coordenador estadual do MTA/MT – Benedito Correia,  falando ao site IN contradisse essas informações,  disse que a área é devoluta, não está escriturada, e que já foi encaminhado o pedido de sua desapropriação junto ao INCRA para fins de reforma agrária, e que está só esperando a liberação do órgão para demarcar os lotes.

“Pretendemos assentar alí cerca de 200 famílias” disse o coordenador.  “Vamos aguardar a decisão da Justiça para evitar conflitos” disse o advogado representante do proprietário, João Braz de Moura Fonseca.
  • 70 famílias filiadas ao MTA acampam na fazenda Santa Maria em Novo São Joaquim
  • 70 famílias filiadas ao MTA acampam na fazenda Santa Maria em Novo São Joaquim
  • 70 famílias filiadas ao MTA acampam na fazenda Santa Maria em Novo São Joaquim
  • 70 famílias filiadas ao MTA acampam na fazenda Santa Maria em Novo São Joaquim

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gin, em 13/06/16 às 02:18

    Seja de quen for invadir está errado.

 
 
 
Sitevip Internet