Notícias / Agricultura

10/06/16 às 08:24

IV CONAC - Ministro Blairo Maggi defende pesquisa na área do feijão-caupi

Recém-chegado China, Blairo Maggi fez um pronunciamento durante o evento ao lado de senadores e deputados e se colocou à disposição para contribuir com a cadeia produtiva

Cairo Lustosa - Pauta Pronta

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou o IV Congresso Nacional de Feijão-caupi (Conac) na tarde desta quinta-feira, horas depois de chegar de uma viagem à China, onde tratou da abertura daquele mercado para produtos brasileiros. O evento, que será realizado até amanhã em Sorriso (MT), traz uma extensa programação sobre o cenário da cultura tida como uma das melhores alternativas de segunda safra, especialmente para regiões como Mato Grosso.

Para Blairo Maggi, diante deste cenário é preciso que a cadeia produtiva esteja cada vez mais unida e fortalecida para enfrentar as demandas de mercado. “É preciso de organização dos produtores, inclusive política, e de muita pesquisa”, disse Maggi. Segundo ele, após o término do Conac estará pronto para receber todas as reivindicações do setor ao Mapa e se colocou à disposição para contribuir com a cadeia.

 Além do ministro, senadores e deputados de Mato Grosso também prestigiaram o evento nesta tarde. Para o senador Cidinho Santos, o congresso é uma importante forma de disseminação de informações sobre o feijão-caupi. “Como sou nordestino, conheci o caupi ainda na infância, quando minha avó preparava o feijão para toda a família e hoje vejo como ele pode ser utilizado das mais diversas formas como importante fonte de renda, inclusive em assentamentos rurais”, afirmou o senador.

Para o presidente da Comissão Organizadora do IV Conac, Kaesel Damasceno, o evento tem superado as expectativas e reconheceu a importância da presença do ministro da Agricultura. “Precisamos mudar o panorama da cadeia produtiva do feijão-caupi, que apresenta tendência de crescimento, principalmente nesta região, pois daqui sai 90% de todo o feijão que é exportado”, aponta.

Também participaram da comitiva do ministro Blairo Maggi, os senadores da República José Medeiros e Wellington Fagundes, os deputados federais Nilson Leitão, Adilton Sachetti, Ezequiel Fonseca e o deputado estadual Mauro Savi.  O diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Reis da Silva e o secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, também compareceram ao evento, além de autoridades locais e regionais. A comitiva também foi recepcionada pelo prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, que apresentou um projeto de criação do Parque Tecnológico da cidade, que vai abrir o “Show Safra” no próximo ano.

“Já estamos com a área e o projeto prontos e precisamos de apoio financeiro para implantação do Parque, que tem a função de promover ciência e tecnologia, pois sabemos o quanto a pesquisa é importante para o desenvolvimento do agronegócio”, disse Rossato.

DIA DE CAMPO - O IV Conac segue até amanhã (10), com o Dia de Campo onde serão mostradas todas as etapas de produção do feijão-caupi. Serão quatro estações divididas nos seguintes temas: Cultivares / população de plantas; Inoculantes; Manejo de ervas daninhas e Colheita da cultura do feijão-caupi. O Dia de Campo começa às 8h.
  • IV CONAC  -   Ministro Blairo Maggi defende pesquisa na área do feijão-caupi

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet