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09/06/16 às 22:12

SAC faz visita técnica a aeroportos regionais do Mato Grosso

Comitiva acompanha projetos dos aeródromos de Barra do Garças, Alta Floresta e Sinop, os mais adiantados do Estado no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil

SAC/PR

AGUA BOA NEWS

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SAC faz visita técnica a aeroportos regionais do Mato Grosso

Foto: Araguaia Notícia

A comitiva da Secretaria de Aviação Civil (SAC) – formada pelo diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi; pelo coordenador-geral de Planejamento da SAC, Márcio Mafilli, e por representantes do Banco do Brasil – fica até quinta-feira (9) no Mato Grosso para a realização de visita técnica a aeroportos regionais do Estado, contemplados no Programa de Aviação Regional do governo federal.

Nesta quarta-feira (8), a vistoria será nos aeroportos regionais de Alta Floresta e Sinop, que também já estão em fase avançada no Programa de Aviação Regional. Os prefeitos da cidade estarão presentes. Na quinta-feira (9), está prevista uma reunião com o secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte e do secretário adjunto de Engenharia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso, Rogério Ribeiro Arias, e com o chefe da Unidade de Convênios Federais e Programas de Financiamentos do Estado, Fábio Calmon. Por fim, a comitiva se reúne com o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, para fazer o balanço geral do Programa no Estado.

A agenda começou na terça-feira (7) por Barra do Garças, terminal em fase de Anteprojeto, cujo próximo passo é a licitação para escolha da empresa que vai realizar as obras previstas no projeto do aeroporto. Para o diretor Eduardo Bernardi, “o potencial turístico e econômico de Barra do Graças, bem como de todo o Araguaia, faz valer que o município e a região tenham mais investimentos na infraestrutura aeroportuária”, defendeu. A secretária de Turismo de Barra do Garças, Mônica Porto, e o prefeito município, Roberto Ângelo de Farias, acompanharam a visita.

“A finalidade do Programa de Aviação Regional é expandir a malha aérea brasileira para a maior integração do território nacional e desenvolvimento do sistema aeroportuário brasileiro, com o objetivo de fortalecer os polos regionais e os centros de turismo do Brasil”, destaca o coordenador-geral Marcio Mafilli.

Dos 13 aeródromos mato-grossenses contemplados no Programa de Aviação Regional, 9 estão em fase de elaboração de Anteprojeto, etapa que antecede a licitação das obras. São eles: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juara, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica. Juína, Matupá e Pontes e Lacerda estão com a análise de Estudos Preliminares concluídas. Lucas do Rio Verde tem Estudos de Viabilidade Técnica em análise.

CONEXÃO REGIONAL – Os aeroportos de Barra do Garças, Alta Floresta, Sinop e de outros 10 municípios mato-grossenses estão contemplados no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil. O investimento, estimado em R$ 7,3 bilhões, será aplicado na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional. O programa foi criado com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras.

Os recursos são oriundos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, que só podem ser investidos de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados ou municípios.

O programa trabalha para encurtar distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário. Hoje, mais de 40 milhões de brasileiros vivem a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região.

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  • por Claudio Lemes Louzada, em 10/06/16 às 17:00

    O formato e o destino de cada cidade sempre foram definidos pela sua capacidade em termos de transporte. Nos dias de hoje, isso diz respeito especificamente ao transporte aéreo. A infraestrutura básica de um aeroporto regional, para atender a moderna aviação e a nova geração de turboélices de 70 a 90 passageiros e jatos regionais de 125 a 145 lugares que começam a chegar ao Brasil a partir de 2017 é: Turboélice = 1.700 x 30m 29t GPS Traduzindo: 1) Pista mínima de 1.700m de comprimento por 30m de largura 2) Resistência mínima do piso para suportar 29t 3) Voo por instrumento. Aproximações, pousos e decolagens baseados em informação GPS Para o jato também se aplica: Jato Regional = 2.200 x 45m 60t GPS Saudações,

 
 
 
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