Notícias / Justiça

09/06/16 às 15:01

Sejudh inaugura mais uma obra na penitenciária Mata Grande

Até agora, mais de 70 obras já foram realizadas em todos os setores da unidade

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Sejudh inaugura mais uma obra na penitenciária Mata Grande

Moveis da sala de espera foram feitos pelos recuperandos que trabalham na marcenaria da Mata Grande

Foto: Sejudh-MT

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Associação de Servidores da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a Mata Grande, localizada em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) entregou mais uma obra de infraestrutura executada na unidade. Ao todo, a penitenciária já recebeu mais de 70 obras.

A solenidade de inauguração dos novos espaços ocorreu na tarde desta quarta-feira (08.06). O prédio que abriga o setor administrativo recebeu novas salas de direção, setor de inteligência, de atendimento jurídico, copa e banheiro.

“O espaço que antes era um lugar insalubre, cheio de infiltrações, mofo e divisórias improvisadas, deu lugar a um espaço cuidadosamente planejado para criar um ambiente organizado, bonito e funcional, assegurando aos profissionais que ali laboram autoestima e segurança no desenvolvimento de suas atividades diárias”, conta o diretor da Mata Grande, Aílton Ferreira Santana. A reforma possibilitará receber advogados, familiares dos recuperandos, representantes de entidades de diversos segmentos da sociedade com o mínimo de conforto.

De acordo com a direção da unidade, outro espaço concluído foi o isolamento, que contém 22 celas destinadas as sanções e feitos disciplinares, que passaram por reconstrução de toda parte elétrica e hidráulica, com instalação de chuveiros e vasos sanitários, construção de camas de concreto armado e instalação de novos colchões. “Estamos respeitando assim os direitos do recuperando e a dignidade humana, preceitos garantidos em tratados e leis nacionais e internacionais, os quais norteiam as Políticas Públicas do Sistema Penitenciário Brasileiro e do estado de Mato Grosso”, ressalta a pedagoga Creuza Ribeiro.

As mais de 70 obras realizadas em todos os setores da unidade, trouxeram qualidade de vida, melhorias na saúde física e mental dos recuperandos, familiares e servidores. 

Todas as etapas das reformas foram executadas por recuperandos. “Os moveis foram planejados e fabricados na marcenaria da unidade, mostrando que a mão de obra destes detentos é utilizada como parte do processo de ressocialização”, destaca o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes. O gestor lembra que a parceria de órgãos do Judiciário e do Ministério Público são essenciais para o sucesso de ações como esta. “Estes parceiros sempre entram nestes projetos com importantes contribuições, acionando a população via Conselho da Comunidade, envolvendo o maior número de pessoas nestas atividades, a fim de atingir o nobre objetivo de devolver estes homens à sociedade recuperados”. 

A direção da unidade evidencia que esta forma de gestão, focada no ser humano, nos princípios da ressocialização, é uma premissa da Sejudh. A dedicação dos servidores possibilita grandes feitos estruturais e humanos na Penitenciária de Mata Grande.

Além dos servidores penitenciários, estiveram presentes na solenidade uma orientadora da escola Estadual Nova Chance, a diretora da cadeia Pública Feminina de Rondonópolis, Silvana Silvana Leite Lopes e a juíza da Vara de Execução Penal do município, Tatyana Borges.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet