Notícias / Notícias Gerais

09/06/16 às 10:42

Servidores da Sema encerram greve, mas cobrarão RGA na Justiça

TJ declarou movimento paredista ilegal na última segunda-feira

Redação Folha Max

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso retornaram aos trabalhos nesta quinta-feira. A decisão ocorreu após assembleia geral da categoria, que avaliou a decisão do Tribunal de Justiça em decretar a greve iniciada no último dia 31 de maio como ilegal.

Apesar de retornar as atividades, o Sintema (Sindicado dos Trabalhadores em Entidades Públicas de Meio Ambiente) afirmou que continuará na batalha para garantir o cumprimento integral do Reajuste Geral Anual (RGA), que é de 11,28%. “A cobrança do pagamento será feita na Justiça”, diz nota encaminhada pelo sindicato.

A decisão que decretou a greve dos servidores da Sema ocorreu na última segunda-feira pela desembargadora Serly Marcondes. Ela justificou a decisão ressaltando que, para a greve ser considerada ilegal é necessário que uma de suas reivindicações esteja contrária ao que estabelece a lei.

“Na hipótese, ao menos neste momento de cognição sumária, a ilegalidade da greve deflagrada está estampada exatamente nos termos da reivindicação. Isso porque, da simples leitura da Lei de nº 8.278/2004, observa-se que o Reajuste Geral Anual (RGA) não é automático ou obrigatório, antes depende de uma variante de condições, não manifestadas na espécie”, diz a magistrada.

Outra categoria que pdoe retornar as atividades ainda nesta semana é a dos servidores da Saúde. O presidente do sindicato, Oscarlino Alves, declarou que uma assembleia deve ser feita ainda nesta quinta-feira para avaliar a decisão judicial e que a tendência é de que a categoria decida por cumpri-la. “Estamos aguardando uma sinalização para ir ao STF cobrar o cumprimento integral da RGA”.

Antes, os delegados da Polícia Civil também já haviam retornado as atividades após a decisão judicial de declarar a greve ilegal. Já os servidores do Detran e os investigadores da Polícia Civil decidiram manter a paralisação, mesmo com decisão desfavorável.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet