Notícias / Justiça

08/06/16 às 21:03

APRIMORAMENTO FUNCIONAL - Curso reúne representantes de 12 instituições que atuam no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Clênia Goretth - MPE

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Cento e sessenta pessoas, representantes de 12 instituições, participam até sexta-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Cuiabá, do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O evento é realizado pelo Ministério da Justiça, com o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Além da troca de experiências entre os participantes, a iniciativa tem como objetivo promover a integração das instituições para o aprimoramento do Sistema Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

 De acordo com a coordenadora de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Cláudia Severiano da Silva, em todo o país já foram capacitados cerca de 16 mil agentes. “O Programa Nacional de capacitação e treinamento surgiu como cumprimento de uma das metas da  Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com a tarefa de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, a fim de otimizar a utilização e recursos públicos e disseminar uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”, destacou a coordenadora.

O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, ressaltou a importância da união das instituições. “Encontros dessa natureza possibilitam que diversas instituições que atuam em diferentes esferas, mas que têm propósitos semelhantes, tenham uma visão unificada sobre as melhores formas de combater à corrupção e a lavagem de dinheiro. O cruzamento de informações é essencial para que possamos garantir o retorno do dinheiro desviado aos cofres públicos”, observou.

O superintendente regional da Polícia Federal em Mato Grosso, Áderson Vieira Leite, enfatizou que as instituições de controle e repressão necessitam se aperfeiçoar cada vez mais para combater esses tipos de crimes. “O tema hoje é o futuro das instituições de controle e repressão à lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Na Polícia Federal, temos realizado capacitações continuadas como visão estratégica. Esperamos que todos estejam com mentes e corações abertos para aprender todos esses conceitos”, disse.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Joaquim, também falou sobre a importância do compartilhamento de informações entre as instituições. Enfatizou o trabalho realizado pelos tribunais de contas na fiscalização dos gastos públicos. “Temos todas as informações da gestão pública e reiteramos aqui o nosso compromisso em atuar no combate à corrupção”, resumiu.

Além de procuradores e promotores de Justiça, participam do curso representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Secretaria de Estado de Segurança, Receita Federal, Controladoria Regional da União, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Estado de Fazenda, Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Civil.

CURSO: Amanhã, quinta-feira (09), a primeira palestra, com o tema “Sistema Financeiro Nacional”, ocorrerá às 9h e o palestrante será o analista do Banco Central do Brasil, Ricardo Vieira Orsi. Ainda no período da manhã haverá discussões sobre “Inteligência Financeira”. O tema será abordado por Sérgio Jurandyr Machado, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

No período da tarde, será a vez do agente de Polícia Federal na Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal de Curitiba, Roberto Zaina, falar sobre “Investigação Financeira” e “Análise de Dados Financeiros”.

Na sexta-feira (10), último dia do evento, serão proferidas palestras com os seguintes temas:  “Combate à Corrupção em Licitações e Contratos Públicos” com Claudenir Brito Pereira, Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União; “Medidas Assecuratórias” com Rodrigo Monteiro da Silva, promotor de  Justiça do Espírito Santo; e “Rede InfoContas” com Victor Augusto Godoy, secretário de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet