Notícias / Agronegócios

08/06/16 às 14:46

Greve pode prejudicar Expoagro e outras feiras agropecuárias por falta de GTAs

Adriana Nascimento – Assessoria Sintap

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Caso dure por muito mais tempo a greve dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), que faz parte da base do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), irá prejudicar, pelo menos cinco feiras agropecuárias no Estado: a Exponop, em Sinop; a Expoleste, em Barra do garaças; a Expocas, em Castanheira; a Expotapurah, em Tapurah e a Expoagro, em Cuiabá. Isso porque todas expõem animais e, com uma fiscalização rotineira exercida que concentra os 30% dos servidores que cumprem a lei de greve, quem não tiver a Guia de Trânsito Animal (GTA), será impedido de participar além de levar multa pela falta do documento. Bem como os demais eventos desse tipo que não ocorrerão por falta de vistoria oficial e documentos necessários não emitidos, causando ainda mais transtornos à sociedade uma vez que alguns são de caráter beneficente.
 
Como ainda não há aceno por parte do Governo do Estado para atender à reivindicação dos servidores que é o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA) que é de 11,28%, até o fim de 2016, retroativo a maio, o primeiro evento que pode sofrer problemas é a Exponop, que começa nesta quarta-feira (08.06), às 20h no Parque de Exposições da Acrinorte, em Sinop.
 
O sindicato informa que quem já tem a GTA não haverá problema nenhum. O que pode atrapalhar é que, quem ainda não tinha conseguido o documento, ser impedido de apresentar animais no evento já que o Indea não vai emitir GTAs nesses dias de greve. Porém, irá manter a fiscalização ativa para garantir que doenças de notificação obrigatória adentrem ao Estado comprometendo o status sanitário adqurirido através do esforço contínuo de todos os servidores do Indea. A presidente do Sintap, Diany Dias, frisa que, se Mato Grosso é líder em exportação em vários produtos de origem animal e vegetal, isso é fruto da atividade desempenhada com responsabilidade de todos os servidores.
 
“Vale lembrar que as exposições de animais são apenas uma parte do leque de ação da feira, visto que esses eventos atendem a outros segmentos como o de maquinários e demonstração de novas tecnologias, porém, a ausência de animais faz com que percam parte do seu propósito diminuindo o brilho e o interesse da comunidade em participar, consequentemente, diminuindo a arrecadação dessas feiras”, destacou Dias.
 
No dia 22 a próxima a ser fiscalizada é a Expoleste 2016, no Parque de Exposições de Barra do Garças. Dia 30, será a Expocas 2016, no Parque de Exposições de Castanheira. Em 01 de julho será a Expotapurah 2016, no Parque de Exposições de Tapurah e dia 2, a Expoagro 2016, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet