Notícias / Aventuras

06/06/16 às 21:49 / Atualizada: 06/06/16 às 22:00

Qual seu objetivo ao fazer um intercâmbio? Saiba como escolher a melhor opção

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Qual seu objetivo ao fazer um intercâmbio? Saiba como escolher a melhor opção

Foto: Reprodução

O intercâmbio é uma experiência que vem sendo cada vez mais valorizada, graças a todo o crescimento pessoal, acadêmico e profissional que ele pode trazer. Além de permitir que o viajante entre em contato com novas línguas e culturas, esse tipo de viagem também permite que sua visão seja ampliada, oferecendo uma vivência de superação relacionada a tudo que esta nova experiência possa oferecer.
 
Para que o intercâmbio seja ainda melhor aproveitado, é necessário que o pacote seja voltado para os objetivos do estudante. Ou seja, é necessário escolher, entre as diversas opções, qual é a aquela mais adequada aos seus planos, como intercâmbio de estudo de língua ou especialização em uma determinada área; sem contar a opção de trabalhar e assim conseguir uma experiência profissional no exterior, ou simplesmente para se manter durante o período em que mora fora.
 
Escolhendo o destino
 
Após selecionar qual é o foco do seu intercâmbio, é necessário pensar qual é o destino que oferecerá as melhores opções. Ou seja, se você deseja estudar inglês, o ideal, entre as diversas opções, é buscar um lugar onde você possa praticar a língua nas situações do dia a dia. Se a sua opção é estudar o italiano ou o alemão, suas alternativas ficam restritas ao país de origem da língua, mas ainda assim é possível escolher entre as diversas cidades e regiões da nação.
 
Se você deseja estudar uma área específica, é válido conhecer as universidades e institutos ao redor do mundo em que haja uma pesquisa nesse setor. Tecnologia e comunicação, por exemplo, são áreas muito fortes em países de língua inglesa, como os Estados Unidos, enquanto arquitetura é bastante valorizada na Itália. Porém, ao procurar pesquisas sobre o campo em que você deseja se especializar, é sempre possível ver novidades e assim fugir do óbvio, o que poderá render até mesmo mais economia no momento de fechar a sua matrícula e o seu programa de intercâmbio.
 
Há também os programas que preveem um trabalho em uma instituição, casa de família ou até mesmo em outros empreendimentos. Para esses casos é importante buscar os destinos que tenham uma política bem definida sobre trabalho para estudantes em intercâmbio. Por isso, essas modalidades de viagens para Austrália, Irlanda e até mesmo certas partes dos Estados Unidos têm feito mais sucesso, ajudando o estudante a se manter em outro país ao mesmo tempo que pratica seus conhecimentos linguísticos e passa o dia a dia imerso na cultura daquele lugar.
 
O tempo fora de seu país
 
Um outro fator determinante ao seu intercâmbio é o tempo que você escolheu para ficar fora. Entre os principais motivos que levam uma pessoa a ficar mais ou menos tempo no seu destino está o valor que ela está disposta a investir na experiência, além do período que ela tem disponível para ficar em outro país.
 
Por isso existem desde programas curtos que duram de uma a duas semanas, até aqueles com durações mais longas, chegando a mais de um ano – pensados principalmente para quem deseja fazer cursos profissionalizantes no exterior.
 
Isto também pode depender do nível de conhecimento e prática que você já possui com a língua e o tempo que se dedicará a estudá-la no destino. Quanto mais aulas ou mais elevado for seu conhecimento, você sentirá uma melhora mais rápida, podendo optar por programas com durações menores, que mesmo assim serão bem aproveitados para a sua evolução.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Eduardo Gomes de Andrade

De metamorfose

Boca da noite. Céu avermelhado. Temperatura caindo. O chapadão treme uivando com a ventania do Cachorro Louco. Um rasgo no cerrado abre passagem aos carros que se aventuram pela BR-364. Ao volante da Toyota Bandeirante tenho os...

 
 
 
 
Sitevip Internet